Montijo Lugar de Encontros está de volta este sábado

Vamos todos florir a cidade do Montijo

Música, arte e flores marcam o arranque da terceira edição do Montijo Lugar de Encontros, no próximo sábado, dia 9 de Maio, com a iniciativa “Vamos Florir Montijo”, uma organização da Câmara do Montijo, em parceria com a Junta de Freguesia da União de Freguesias Montijo e Afonsoeiro, comércio local e a Marca Flores do Montijo. A câmara irá assinalar o evento com a decoração da Rua Almirante Cândido dos Reis e da Praça da República totalmente dedicada às flores e com muita animação. O Montijo é a região do país com maior área de produção de flores de corte, e com a maior área de produção de gerberas da Península Ibérica. A indústria tem cerca de 20 empresas e dá trabalho a mais de mil pessoas. Montijo já é conhecida como a capital da flor. 
Autarquia quer Montijo cheio de flores neste sábado


Mais de 70 comerciantes aderiram à iniciativa “Vamos Florir Montijo” um desafio lançado pela autarquia ao comércio local para decorarem, de 9 de Maio a 13 de Junho, os seus estabelecimentos com motivos florais e uma passadeira verde.
No sábado, na Praça da República, às 10h30, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta fará o anúncio público de adesão da Câmara Municipal  ao projeto Eva Dream Florir Portugal, de Tó Romano, que também marcará presença neste evento. O objetivo será "desafiar todos os munícipes a aderirem ao projeto e colocarem flores nas suas janelas", explica a autarquia em comunicado.
Neste dia, toda a população será convidada a participar na decoração da palavra “flor” de grandes dimensões, que irá ser preenchida com flores naturais, ofertadas pela Marca Flores do Montijo, com o objetivo de promover Montijo, Capital da Flor.
A decoração da rua Almirante Cândido dos Reis vai surpreender pela sua originalidade e junto ao coreto vão estar expostas várias árvores, decoradas com motivos florais, elaboradas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social do Montijo.
A animação musical estará a cargo do Grupo de Percussão Batucando e da Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro.
O Montijo é a região do País com maior área de produção de flores de corte, e com a maior área de produção de gerberas da Península Ibérica. Os cerca de 250 hectares de produção implantadas nas zonas de Montijo, Alcochete e concelhos limítrofes, são responsáveis por mais de 70 por cento da flor de corte produzida no País. Estas áreas dividem-se aproximadamente por cerca de 20 empresas, que no seu todo empregam directamente cerca de mil trabalhadores.

Montijo lugar de encontros 
O Montijo Lugar de Encontros irá decorrer aos fins-de-semana, de 9 de Maio a 25 de Julho, "com uma programação cultural e turística diversificada que inclui música, dança, concertos, gastronomia e vinhos, entre outros eventos. Este projeto pretende ser palco de encontros com as nossas gentes e a nossa cultura.
Contamos consigo. Venha ao nosso encontro!", diz a autarquia do Montijo.
Um projeto que incentiva "as parcerias entre a câmara, as instituições, as coletividades e a sociedade civil com o objetivo de promover o centro histórico da cidade, criar animação e uma maior aproximação entre as pessoas", explica a autarquia.
A abertura do projeto será no dia 9 de Maio com a iniciativa “Vamos Florir o Montijo”. A câmara irá assinalar o evento com a decoração da Rua Almirante Cândido dos Reis e da Praça da República totalmente dedicada às flores e com muita animação.

Agência de Notícias


Comentários