Blackstone compra Almada Fórum e Fórum Montijo

Fóruns de Almada e Montijo já têm novos donos

A Blackstone, maior firma de "private equity" do mundo do sector imobiliário, anunciou ontem que chegou a acordo para comprar os dois maiores centros comerciais do distrito de Setúbal. A companhia americana fechou a aquisição do Almada Fórum, centro comercial com 59 mil m2 de área bruta locável, e o Fórum Montijo, que detém uma área de 41 mil m2. Em comunicado, a Blackstone anunciou ainda a aquisição de um centro comercial em Espanha, o Espacio Leon, elevando para 25 o número de centros comerciais que tem em carteira na Península Ibérica. Para os "novos donos", as superfícies comerciais de Almada e Montijo são "de elevada qualidade" e que a empresa vai trabalhar para os tornar mais "atractivos" para os retalhistas e consumidores. 
Almada Fórum é o maior centro comercial a sul do país 


O valor do negócio não foi revelado. A Bloomberg já tinha noticiado que a Blackstone estava a negociar a compra destes dois centros comerciais em Portugal, que eram detidos pela CG Malls Europe, um fundo do alemão Commerzbank.
Alguns jornais económicos davam conta que cada um dos centros comerciais poderia gerar um encaixe de 100 milhões de euros.
O Almada Fórum e o Fórum Montijo vão agora ser geridos pela Multi Corporation, empresa da firma de "private equity" norte-americana. O CEO da Multi considera que os activos adquiridos são "de elevada qualidade" e que a empresa vai trabalhar para os tornar mais "atractivos" para os retalhistas e consumidores.
Em declarações à agência noticiosa Bloomberg, o presidente executivo da Multi, Jaap Blokhuis, sublinha que "estes activos são todos vencedores de prémios de alta qualidade" e garante que "vamos usar todas as nossas competências como operador líder a nível pan-europeu para melhorar a sua atractividade enquanto retalhistas e locais de consumo".
A Blackstone tem estado bastante activa nas compras em Portugal. Em Dezembro passado, a Blackstone comprou parte de um portefólio da ESAF (gestora de fundos do Novo Banco), um negócio no valor de cerca de 220 milhões de euros e que, segundo Luís Rocha Antunes, responsável pelo departamento do mercado de capitais na Cushman & Wakefield em Portugal, foi a maior transacção no imobiliário comercial no nosso país nos últimos oito anos. 
Já em Março deste ano, fundos de investimento geridos pela Blackstone adquiriram o Alverca Park, empreendimento com cerca de 62 mil metros quadrados destinados a logística, retalho e escritórios, localizado à entrada de Alverca. O valor da operação não foi tornado público.

Almada tem maior shopping a sul do Tejo
Em conjunto, o Almada Fórum e o Fórum Montijo, actualmente geridos pelos franceses da Rodamco representam 75 mil metros quadrados de área bruta locável. O primeiro tem 262 lojas e recebe cerca de 18 milhões de visitantes por ano. O segundo compreende 160 lojas, 22 restaurantes, um supermercado e oferece seis salas de cinemas.
O Almada Fórum, que ainda hoje é o maior shopping a sul do Tejo com 262 lojas, foi desenvolvido por uma empresa holandesa, a Multi Development, que detinha em Portugal todos os outros centros comerciais com Fórum no nome, como o Fórum Montijo, Fórum Sintra ou Fórum Coimbra, e ainda os Armazéns do Chiado e o edifício sede da Zon, agora Nos.
Além disso, detinha ainda ainda a empresa Multi Mall Management que estava encarregue da gestão destes espaços em Portugal.

Agência de Notícias

Comentários