Seis ciclistas de Setúbal vão ao Vaticano de bicicleta

Setubalenses levam a esperança até ao Vaticano

Cada balão lançado ontem na Praça de Bocage, representa um dos quase 2900 quilómetros que seis ciclistas de Setúbal vão percorrer até à Praça de São Pedro, no Vaticano. A causa é Dar Voz à Esperança e coragem aos doentes oncológicos. A iniciativa, com o título “Dar voz à esperança, por caminhos nunca antes pedalados”, realizada com o apoio do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Câmara Municipal, juntou, no centro da cidade de Setúbal, várias dezenas de pessoas para assistirem à partida do grupo. Ao longo dos 2870 quilómetros, a caravana passa por locais emblemáticos para os católicos, como Fátima, em Portugal, e Lourdes, em França, com chegada prevista ao Vaticano, no dia 13 de Maio.
Ciclistas partiram ontem de Setúbal rumo ao Vaticano 

O grupo fez coincidir a partida da viagem com o Dia Mundial da Voz para relembrar a importância deste instrumento de comunicação e devolver alguma esperança a quem o perdeu, vítima de cancro na laringe, doença que afetou Manuel dos Santos e Pedro Maciel, dois dos ciclistas setubalenses que se fizeram ontem à estrada.
Sofia Cabrita, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, realçou os fatores emocionais que recaem sobre estes doentes. “A laringectomia total é uma intervenção muito traumatizante. Ficar, subitamente, privado do instrumento essencial para o contacto com quem os rodeia não é fácil de aceitar nem de gerir. Ter a força de passar essa barreira e ainda levar a mensagem além-fronteiras é de louvar”.
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, deu uma palavra de incentivo ao referir que “a viagem é longa em distância, mas encurtada pela esperança que move” os participantes, manifestando “total apoio” aos ciclistas pelos “muitos quilómetros” que os esperam.
Antes da partida, o céu de Setúbal encheu-se de 2900 balões vermelhos, lançados da Praça de Bocage, a simbolizar cada quilómetro que os peregrinos percorrem até Itália nesta iniciativa, apoiada ainda pelo MovApLar – Movimento de Apoio a Laringectomizados.

Agência de Notícias

Comentários