Romaria a Cavalo volta a unir a Moita e Viana do Alentejo

Maior evento equestre do género no pais parte esta quarta-feira

Está tudo a postos para se cumprir mais uma Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo. A partida da romaria está marcada para dia 22 de Abril, pelas nove horas. Os romeiros partem do Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita, rumo à Igreja Paroquial da Moita e, após a bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, seguem para Viana do Alentejo. O percurso será feito pela antiga Canada Real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, pernoitando os romeiros nas localidades de Poceirão, Casebres e Alcáçovas. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, deverá acontecer por volta das 17h30, no dia 25 de Abril. A Romaria a Cavalo é um dos maiores eventos equestres nacionais que voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita, que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, para pedir proteção e boas colheitas.

Romaria a Cavalo foi apresentada em Rio Frio, Pinhal Novo 

 Na apresentação desta edição, o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, agradeceu todo o apoio prestado pelas entidades envolvidas na Romaria, que destacou como “uma iniciativa de projeção nacional, envolvendo participantes de todo o país”.
Na Herdade de Rio Frio, por onde passará a romaria, Rui Garcia sublinhou ainda a potencialidade do turismo equestre para o desenvolvimento da região: “Temos condições únicas para transformar a nossa região e esta zona a sul do Tejo e para termos um crescimento sustentado, assente nas nossas tradições, nos nossos recursos endógenos, na cultura”, realça o autarca da Moita. 
Para Bengalinha Pinto, presidente da Câmara de Viana do Alentejo, a Romaria é “uma festa” onde está presente a “Fé e o espírito de comunidade”. A ideia deste ano, como em todos aliás, "é melhorar" e juntar "largas centenas por esses campos fora".
O autarca recordou o cante alentejano como património da humanidade e acrescentou que no decorrer da romaria está prevista uma paragem em Alcaçovas, que está a desenvolver um processo de reconhecimento da “arte chocalheira” como património da humanidade.
Miguel Almeida, da Associação Romeiros da Moita, sublinhou que nesta 15ª edição a Romaria via ser melhor. “Tem sido melhor de ano para ano e queremos que assim continue”. Miguel Fadista, da Associação Equestre de Viana do Alentejo, acrescenta que “as coisas estão mais organizadas”.
Os participantes são quase todos apaixonados por cavalos e natureza. Na cavalgada de quatro dias seguirá, como sempre, o carro-andor puxado por dois cavalos com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem.   
A partida da romaria está marcada para as nove horas, de dia 22 de Abril, depois da bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, junto à Igreja Paroquial da Moita. O percurso será feito pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, passando os romeiros pelas localidades de Pinhal Novo, Valdera, Poceirão, Landeira, Casebres, S. Cristóvão, Casa Branca e S. Brás do Regedouro. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, deverá acontecer por volta das 17 horas no dia 25 de Abril.

Cartaz turístico para a região 
Autarquias apostam forte na romaria como cartaz turístico 
Segundo Bengalinha Pinto, a organização tem "melhorado de ano para ano" e é hoje uma fonte importante "do turismo equestre" quer em Viana do Alentejo quer na Moita. A romaria espera mais de 600 romeiros, de sul a norte, que durante quatro dias atravessam a cavalo, a antiga Canada Real, ou a antiga estrada dos Espanhóis. 
Em termos turísticos o evento ganha cada vez mais importância para as duas regiões, projetando o nome das terras por onde passa. Para o presidente da Câmara da Moita,  a iniciativa que “envolve milhares de pessoas e centenas de participantes e acompanhantes”, suscitou o interesse pelas atividades equestres e o cavalo, quer na Moita, quer em Viana do Alentejo. “É uma atividade de lazer com presença expressiva que não se limita apenas à Romaria levando as duas associações equestres a promoverem outras atividades ao longo do ano, fomentando a economia local", refere o chefe do executivo da Moita.
Para o presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, a Romaria a Cavalo é um “evento importante pela diferenciação que apresenta, a motivação religiosa e o convívio entre os participantes”. Vítor Costa salientou ainda um outro aspeto que, na sua opinião, vai ter um grande impacto nos próximos anos, o facto de, a iniciativa estar centrada no cavalo “uma fileira muito importante para explorar”.
Esta é a mesma opinião do administrador da Herdade de Rio Frio que considera muito forte a importância do cavalo e do desporto equestre "na valorização dos espaços rurais" da região. Para Ramos Rocha é importante “democratizar o acesso ao cavalo”. Ramos Rocha confessa que é "necessário promover a sustentabilidade da fileira de criação e valorização do cavalo, assim como a valorização deste produto no mercado internacional”.
Ainda de acordo com o administrador da Herdade de Rio Frio a "romaria faz parte das tradições rurais" afirmando a necessidade de "preservar a nossa cultura que é uma das nossas maiores riquezas" da região.

Criar circuito a pé  
Desde o património, natureza, religião, cante alentejano, fandango, gastronomia, cavalos ou vinho, a romaria a cavalo é cada vez mais um cartaz turístico que as câmaras da Moita e de Viana do Alentejo querem promover pelo país e pelo mundo. Em preparação está "a criação de um trajecto para percorrer a pé ou de bicicleta durante os 365 dias do ano". As autarquias envolvidas [juntando também os territórios de Palmela, Vendas Novas e Évora] estão convictas que o turismo iria sair claramente beneficiado. 
"O percurso está criado e até existe zonas de pernoita. Queremos manter a parte estrutural permanentemente para que depois seja utilizada por pessoas que queiram fazer o percurso a pé ou de bicicleta. A nossa economia poderia tirar partido disso", diz Bengalinha Pinto. 
Para Rui Garcia, "trata-se de aproveitar o que ali já está disponível. Mesmo com um investimento pequeno, desde que tenhamos a anuência dos proprietários, podemos estar a criar uma importante atracção turística, numa modalidade que está a crescer e que pode promover a região", conclui o presidente da Câmara da Moita.   

Maior evento equestre do género no pais 
Cante Alentejano e Fandango abrilhantaram apresentação   

A Romaria a Cavalo é um dos maiores eventos equestres nacionais que voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando a tradição dos lavradores da Moita, que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo, para pedir proteção e boas colheitas.
Realiza-se habitualmente no quarto fim-de-semana de Abril, por ocasião dos festejos em honra de N.ª Sr.ª de Aires. A viagem por caminhos de terra batida dos concelhos da Moita, Palmela, Vendas Novas, Évora e Viana do Alentejo demora quatro dias. 
Na vila alentejana são, como habitualmente, esperadas milhares de pessoas, que participam também nas cerimónias religiosas no âmbito da romaria, as quais decorrem no sábado e no domingo.

Paulo Jorge Oliveira

Comentários