Palmela atribui 100 mil euros em apoios às associações

Câmara aprova apoios para a Festa das Vindimas e Mostra de Vinhos de Fernando Pó

A Câmara de Palmela aprovou a atribuição de apoios financeiros no valor de 22 mil euros, para a realização da Festa das Vindimas [em Palmela] deste ano e de 3200 euros, à realização da 20º Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão, em Fernando Pó. A autarquia mantêm os valores do apoio atribuído o ano passado. Esta verba faz parte de um pacote de medidas que o município de Palmela distribuiu, pelo movimento associativo local. Ao todo a autarquia aprovou, por unanimidade, a transferência de mais de 106 mil euros de apoios a associações culturais e desportivas, bombeiros e à Associação dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Palmela que recebeu 50 mil euros, quase metade das verbas atribuídas pela autarquia palmelense.  
Câmara já aprovou subsídio à Festa das Vindimas 

A Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão, é apresentada esta tarde em Fernando Pó, realiza-se de 8 a 10 de Maio. Nesta edição 20, o evento apresenta algumas novidades, "procurando captar novos públicos", explica a Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, que  organiza o evento.
A proposta aprovada em reunião de Câmara adianta que, para além dos esforços habituais de promoção de vinhos, de gastronomia, da animação, de exposição de alfaias e equipamentos agrícolas, "a mostra recebe este ano, a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, que irá apresentar algumas novas propostas enoturísticas", explica a organização.
Ao mesmo tempo, as iniciativas previstas para o programação do evento irão estender-se  a algumas adegas das imediações, que se constituirão como espaços de animação e divulgação de vinhos. Incluindo também atividades como passeios pedestres e BTT  às vinhas da região.
A organização decidiu ainda alargar o âmbito do concurso de vinhos da colheita, que deixa de estar confinado aos territórios de Poceirão e Marateca, para passar a receber todas as adegas do concelho de Palmela que aqui queiram apresentar os seus produtos. A habitual sessão de trabalho que se realiza no sábado de manhã incide, este ano, sobre o enoturismo.

22 mil euros para a Festa das Vindimas 
A Festa das Vindimas vai ter lugar de 3 a 8 de Setembro, em Palmela. No entanto, a Associação das Festas de Palmela, a organizadora do evento, já solicitou à autarquia a antecipação do apoio financeiro que será pago em duas tranches de 11 mil euros cada. A primeira já em Abril e a segunda em Agosto.
"O pedido que a associação apresenta à Câmara permitirá gerir os movimentos de tesouraria de forma mais equilibrada, considerando que a generalidade dos recebimentos acontece no período das festividades e as despesas iniciam-se antes desse período", explica a autarquia.
Esta prática, diz o município, "tem sido habitual     nos últimos anos, tendo representado benefícios para a organização, com redução de alguns custos, ou amortizações de pagamentos em atraso".
De acordo com a proposta, a direcção da Associação das Festas de Palmela pretende, este ano, "apresentar propostas de reorganização do espaço da festa que contribuam para uma melhor gestão do mesmo".
Com grande projeção cultural e turística, em todo o país, a Festa das Vindimas é "um momento alto de celebração da identidade do concelho, profundamente ligada à atividade vitivinícola", refere a autarquia de Palmela para justificar a verba de 22 mil euros de investimento.

Outros subsídios 
Além das festas locais, a autarquia aprovou outros apoios. A Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo recebeu um subsídio de apoio ao investimento para 2015, no valor de 30 mil euros. Este valor vem somar-se ao instituído no protocolo relativo ao funcionamento dos  Grupos de Bombeiros Permanentes, que representa uma comparticipação no valor de 338 mil 604 euros às três corporações do concelho. Além de equipamento variado e vestuário de segurança, a associação pretende adquirir uma nova Ambulância Tipo 2, um veículo de comando de operações tático e um veículo de apoio logístico.
À Associação dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Palmela, instituição sem fins lucrativos, que visa a concessão de apoios sociais aos seus perto de 700 associados e respetivos familiares – em particular, a assistência à saúde, à infância, à terceira idade e escolar – o Município atribuiu um apoio à atividade, no valor de 50 mil  euros, no âmbito do Protocolo de Cooperação em vigor.
Para comparticipar as despesas decorrentes da utilização de instalações pelas aulas de atividades gímnicas e dança do “50+ Programa de Exercício”, época 2014-2015, foram atribuídos os seguintes subsídios às instituições parceiras, de acordo com o número de aulas semanais: 400 euros à Associação Humanitária dos Bombeiros de Palmela, 265 euros para o Clube Portais da Arrábida, 265 euros à Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano e 265 euros, Sociedade Recreativa e Instrutiva 1º de Janeiro, da Lagoa do Calvo.
Com vista à realização da 18ª Estafeta de Palmela e da 14ª Mini Estafeta, no dia 31 de Maio, foi atribuída uma comparticipação financeira no valor de 350 euros à Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano. A Estafeta liga o Bairro Alentejano e a Autoeuropa, num percurso de 21.400 metros e prevê a participação de cerca de duas centenas de atletas.
Além das comparticipações financeiras contabilizadas acima, o município palmelense "contribui, também, para a concretização das diversas iniciativas através da prestação de um importante apoio aos níveis técnico, logístico e de comunicação, que representa muitos milhares de euros, sublinhando o compromisso assumido com as instituições, em prol do desenvolvimento e promoção do concelho", conclui fonte da autarquia.

Agência de Notícias

Comentários