Mercado Municipal do Montijo inaugurado sabado

Câmara reabre "praça" renovada este sábado 

O Mercado Municipal, no Montijo vai abrir portas ao público no sábado, dia da revolução dos cravos, às 11 da manhã, no âmbito das comemorações do dia 25 de Abril. A cerimónia contará com uma degustação de produtos e vinhos regionais e com a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro.Será, assim, oficialmente inaugurada a requalificação deste espaço nobre da cidade, num investimento municipal apoiado por fundos comunitários na ordem dos 800 mil euros (a que acresce IVA). A obra contempla a reabilitação integral da zona das frutas e legumes, a repavimentação do espaço da peixaria, a construção de acessos para a circulação de pessoas com mobilidade reduzida, a remodelação da rede de esgotos, água e eletricidade, a valorização estética exterior, entre muitos outros aspetos.
Mercado Municipal de Montijo reabre a 25 de Abril 


O Mercado Municipal, um edifício de 1957, foi alvo de profundas obras de remodelação, com o objetivo de adequar este espaço às exigências comerciais, higieno-sanitárias e funcionais atuais, permitindo a sua valorização funcional e potenciando a sua frequência e utilização.
A zona das frutas e legumes foi integralmente reabilitada; foram criadas novos espaços para as bancas de charcutaria; repavimentado todo o espaço da peixaria; reformulados os acessos pedonais para permitir a circulação de pessoas com mobilidade reduzida; renovada a rede de telecomunicações, abastecimento de água e eletricidade, a pintura interior e exterior de todo o edifício, assim como executados outros trabalhos.
A remodelação dos talhos, projetada inicialmente para uma fase posterior, acabou por ser executada já nesta obra de requalificação.
Questionando sobre o novo acesso exterior virado para a Avenida dos Pescadores, o presidente da autarquia realçou em Janeiro, tratar-se da “remodelação da zona dos talhos. Já executámos um acesso externo aos talhos que permitirá o seu funcionamento num horário diferenciado do horário do Mercado”.
Para além da inauguração da obra de requalificação do Mercado Municipal, outro momento de destaque das comemorações do 41.º aniversário da revolução dos cravos será a sessão solene comemorativa, agendada para o dia 25 de Abril, às 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A sessão contará com a intervenção de todos os partidos políticos com assento na Assembleia Municipal.
O programa comemorativo do 25 de Abril contará, ainda, com os seguintes eventos culturais e desportivos.

Programa: 
Dia 25 de Abril, 9h00, Alto Estanqueiro
X Edição do Passeio de BTT Rota Saloia, organizado pela Academia Desportiva Infantil e Juvenil do Bairro Miranda, com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da Junta da União das Freguesias da Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.

Dia 25 de Abril, 10h30, Praça da República – Montijo

II Corrida/Caminhada da Liberdade Cidade do Montijo, organizada pela câmara em colaboração com a Learntogether Associação – Escola de Atletismo de Francisco Mariano. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 23 de Abril. Saiba mais em www.mun-montijo.pt

Dia 25 de Abril, 18h00, Museu Municipal Casa Mora – Montijo
Inauguração da exposição “Gente da Nossa História” que retrata a vida e obra de oito personalidades montijenses que contribuíram para a construção da história e identidade do Montijo: Domingos Tavares, José de Sousa Rama, Luís Calado Nunes, Paulino Gomes, Manuel Giraldes da Silva, Joaquim Serra, Joaquim d’ Almeida e Jorge Peixinho.

Dia 26 de Abril, 17h00, Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida – Montijo
Canções de Abril pelo Grupo Canto d’ Aqui – Espetáculo comemorativo da revolução dos cravos que é um tributo aos principais nomes da música que marcaram a sua posição contra o regime. A direção do espetáculo é do Maestro Filipe Cunha, com as participações especiais da Orquestra Filarmónica de Braga, do Grupo Coral do Montijo, do CORUTIB do Barreiro e do Coro Académico da Autónoma. A entrada é gratuita.

Agência de Notícias

Comentários