Litoral Alentejano irá ter mais médicos até Outubro

Governo reconhece gravidade da situação da Saúde no litoral alentejano

O Governo reconhece que a situação nos serviços de saúde do Alentejo Litoral é “das três mais graves do país” e aponta melhorias a partir de Outubro, disse à agência Lusa o presidente da comunidade intermunicipal. “O Governo confirma que esta é uma situação muito preocupante no país”, a par do barlavento algarvio e de algumas zonas de Lisboa, afirmou Vítor Proença, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, após uma reunião com o secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa. As soluções apontadas por ministério da Saúde passam, de acordo com Vítor Proença, pelo retorno ao Serviço Nacional de Saúde de médicos reformados sem terem de prescindir da reforma ou do vencimento, pela atração de mais médicos estrangeiros, sobretudo cubanos, e pela contratação excecional de serviços junto de instituições particulares de solidariedade social. Na região do Litoral Alentejano faltam mais de 80 médicos. 
Governo quer  chamar mais médicos estrangeiros e reformados 

Segundo Vítor Proença, o governante indicou aos cinco autarcas da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL ) que, a partir de Maio, vão ser iniciadas medidas que podem produzir“alguns resultados” em Outubro. Os autarcas de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém, eleitos pela CDU, e de Odemira e Sines, do PS, solicitaram a intervenção do ministério da Saúde para solucionar os problemas do Hospital do Litoral Alentejano, “tendo em conta o número de críticas que existem por parte dos utentes relativamente a falhas de resposta”.
Apesar de valorizarem “imenso” os profissionais de saúde que trabalham no Hospital do Litoral Alentejano, sediado em Santiago do Cacém, “continua a haver uma situação muitíssimo grave na urgência hospitalar, que não foi resolvida”, frisou Vítor Proença que também é o presidente da Câmara de Alcácer do Sal. “Tempos de espera longuíssimos”, aos quais o recurso a empresas de contratação de mão-de-obra não tem conseguido “dar resposta”, bem como a desmotivação dos profissionais, são problemas que os autarcas da CIMAL querem ver solucionados.
Atualmente, faltam, “pelo menos, 80 médicos no litoral alentejano”, carência que afeta“particularmente os cuidados de saúde primários”, estimou Vítor Proença. As soluções apontadas por Fernando Leal da Costa passam, de acordo com o presidente da CIMAL, pelo retorno ao Serviço Nacional de Saúde de médicos reformados sem terem de prescindir da reforma ou do vencimento, pela atração de mais médicos estrangeiros, sobretudo cubanos, e pela contratação excecional de serviços junto de instituições particulares de solidariedade social.
Os autarcas propõem ainda a criação de “medidas de incentivo” à fixação de médicos na sub-região e querem assumir-se como “parte da solução”, papel que lhes foi reconhecido pelo secretário de Estado, concluiu Vítor Proença.

Comentários