Americanos querem comprar Herdade da Comporta

Americanos oferecem 400 milhões pela Comporta

Dois empresários americanos querem comprar a Herdade da Comporta, em Grândola e Alcácer do Sal, que pertence ao Grupo Espírito Santo, por 400 milhões de euros. Uma quantia, que segundo eles, “mais ninguém oferecerá”. De acordo com o Jornal de Negócios, os empresários americanos já estão a negociar com a Caixa Geral de Depósitos há vários meses e já ficaram com empréstimo de 100 milhões de euros contraído pela Comporta junto do banco público. Os empresários acreditam que este passo pode ser decisivo para concretizar o negócio. O processo de venda deve arrancar dentro de poucos dias. Isso porque, explica um dos investidores, “a Comporta é o melhor resort de praia do mundo. Porque não é um resort”.
Americanos querem investir num resort de qualidade mundial 

Água transparente, praias bonitas, casas coladas ao mar e tudo a menos de 100 quilómetros de Lisboa e 30 minutos da cidade de Setúbal, a Comporta é uma terra que pisca o olho às férias e escapadelas de fim de semana e, nos últimos tempos, também a discussões e “tensão” no meio da família Espírito Santo. Porquê? Pois tem a posse da Herdade da Comporta, ou melhor, das empresas que a gerem, as mesmas que, por enquanto, não desbloqueiam o processo de venda da herdade. Algo que está a deixar descontente um grupo de nove acionistas minoritários do projeto.
Depois de Vilamoura ter sido vendida por 200 milhões de euros, os investidores norte-americanos podem voltar às compras em Portugal. Dois sócios norte-americanos estão a oferecer 400 milhões de euros por toda a herdade localizada nos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal, segundo o Jornal de Negócios.
Asher Edelman, um conhecido colecionador de arte, e David Storper, um dos fundadores da Armory Merchant Holdings, são os responsáveis pela oferta. Os dois norte-americanos pretendem distribuir o pagamento de 400 milhões de euros em várias "fatias": 100 milhões pela Herdade da Comporta, que inclui Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado e a Herdade da Comporta SA, da qual constam as participações da Rioforte, da sociedade Nelia e de minoritários; 200 milhões de euros para pagar as dívidas quer do Fundo de Investimento quer da Herdade da Comporta SA; e ainda 100 milhões para investir no relançamento imediato do empreendimento.
O BESI, entretanto, terá sido mandato para vender a participação da Rioforte na Herdade da Comporta SA, adianta ainda o Jornal de Negócios. O processo de alienação quer da sociedade quer do Fundo Especial de Investimento deverá arrancar em Maio, com os convites ao mercado. A proposta já é real e um dos acionistas minoritários da herdade confirmou-o ao Negócios. “São pessoas com uma enorme capacidade negocial e de investimento”, analisou Michael Espírito Santo.
Caso seja concretizada esta operação, poderá tratar-se do segundo investimento do mercado norte-americano em Portugal em 2015, depois de os norte-americanos da Lone Star terem pago ao Catalunya Banc, que detinha a Lusort, pouco mais de 200 milhões de euros pelos ativos imobiliários de Vilamoura. No distrito de Setúbal, outra empresa americana quer comprar o Fórum Almada e o Fórum Montijo por 200 milhões de euros.

Projeto prevê posicionar a região como um grande destino turístico 
A Herdade da Comporta anunciou em 2013, o lançamento do Comporta Dunes, um projeto turístico "de características únicas na Península Ibérica" e cujos principais empreendimentos representarão um investimento de 92 milhões de euros entre 2013 e 2015.
Segundo a empresa,  o novo empreendimento "vai posicionar a Herdade da Comporta e a costa Alentejana como um grande destino turístico europeu de referência e constituirá uma alavanca decisiva para o desenvolvimento económico e social da região".
O empreendimento será composto por um hotel, Spa e por um conjunto de 36 moradias, operado pela cadeia internacional "manresorts e por um campo de golfe de 18 buracos, concebido por David McLay Kidd e com o 'clubhouse' com a assinatura de Eduardo Souto de Moura.



Comentários