Abril é mês de muita música em Almada

Festival Cantar Abril , Janita Salomé e Amor Electro aquecem mês da revolução 

Este mês, a Câmara de Almada promove a 5.ª edição do Festival Cantar Abril, que pretende valorizar a música de intervenção e o seu papel na luta pela liberdade, homenageando também quatro nomes da música, da canção e da poesia de intervenção: Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, José Carlos Ary dos Santos e Carlos Paredes.  As audições eliminatórias do concurso decorrem nos dias 17 e 18 de Abril, a partir das 21:30, no Teatro Municipal Joaquim Benite. A grande final terá lugar a 30 de Abril, às 21:30, na Academia Almadense. Este é também o mês em que se comemora a revolução dos cravos. Os 41 anos do 25 de Abril é celebrado com música de Janita Salomé e os Amor Electro que  atuam a 24 de Abril, a partir das 22 horas, na Praça da Liberdade, em Almada. 
Festival Cantar Abril "honra" a canção de intervenção 

Em 2015, o Festival Cantar Abril contou com a participação de 87 concorrentes oriundos de todo o país.
Neste concurso bienal de música de intervenção os participantes têm a possibilidade de recriar canções da resistência de autores tão importantes como Zeca Afonso, Fausto, Sérgio Godinho e José Mário Branco, entre outros, mas também de criar temas inéditos sobre a Liberdade, com o objetivo de fazer da palavra e da música um instrumento de mudança e de luta por uma sociedade mais justa e democrática.
A entrada é livre, mediante o levantamento de bilhete e sujeito à lotação da sala.

Música para celebrar 25 de Abril 
Janita Salomé e os Amor Electro atuam no dia 24 de abril, a partir das 22:00, na Praça da Liberdade, em Almada, no espetáculo com que a autarquia local comemora os 41 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, anunciou a câmara municipal. O espetáculo, que inclui fogo-de-artifício, conta ainda com a presença dos Cantadores do Redondo, que acompanham Janita Salomé.
A abertura cabe ao cante alentejano e a outras canções que Janita Salomé levará a Almada, entre as quais temas do seu mais recente trabalho, "Em nome da rosa", assim como de José Afonso, segundo a mesma fonte.
Às 24 horas de 25 de Abril inicia-se o fogo-de-artifício, seguindo-se a atuação dos Amor Electro.
Os Amor Electro estrearam-se discograficamente em maio de 2011 com o álbum "Cai o Carmo e a Trindade". Por duas vezes, em 2011 e 2012, foram nomeados para os prémios MTV Europe Music Awards, na categoria "Best Portuguese Act". Em 2013 receberam, na Holanda, o European Border Breakers Award, e apresentaram o novo CD, "Revolução".

Agência de Notícias

Comentários