Setúbal recebeu mais de 26 mil turistas o ano passado

Concelho registou o maior aumento de toda a região de Lisboa na área do turismo 

Os postos de turismo de Setúbal receberam mais 10 mil visitantes em 2014 do que em 2013, crescimento verificado igualmente nas dormidas, setor em que o concelho registou o maior aumento de toda a região de Lisboa. Entre Janeiro e Novembro de 2014 os cinco pontos de informação turística do concelho de Setúbal receberam um total de 26.719 visitantes, o que representa um aumento de 58,7 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, em que se tinha contabilizado a passagem de 16.836 turistas. O Moinho de Maré da Mourisca foi onde se verificou o maior número de atendimentos em 2014, com um total de 8167. Nos atendimentos realizados nos postos de informação turística do concelho de Setúbal constata-se uma maior tendência dos visitantes na procura de locais de interesse ou atividades relacionadas com o turismo de natureza, com maior incidência no birdwatching [observação de aves] e na comunidade de golfinhos residentes no Estuário do Sado.
Moinho de Maré da Mourisca recebeu mais de oito mil turistas 

Localizado na Reserva Natural do Estuário do Sado, o Moinho de Maré é cada vez mais procurado para atividades relacionadas com turismo de natureza, em particular o birdwatching, recebendo com frequência visitas de grupo e, em larga maioria, turistas portugueses.
A Casa da Baía – Centro de Informação Turística, localizada no centro de Setúbal, na Avenida Luísa Todi, registou o segundo valor mais elevado de atendimentos, com 6695 visitantes.
Os Paços do Concelho, com 4709, o posto junto da doca dos catamarãs para Troia, com 4191, e Azeitão, com 2957, completam as estatísticas que colocam Setúbal como um concelho de referência no setor do Turismo no País durante o ano de 2014, na capital do distrito.
Segundo dados da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, na variação de dormidas de 2013 para 2014, Setúbal registou um aumento de 20,1 por cento, em que, juntamente com Sesimbra, com uma subida de 16,1 por cento, cresceu mais do que a totalidade da região de Lisboa, que verificou um acréscimo de 15 por cento.
Inclusivamente, os dados positivos recolhidos em 2014 para todo o País, com mais 11 por cento de dormidas, ficam aquém dos valores de Setúbal.
Nos atendimentos realizados nos postos de informação turística do concelho de Setúbal constata-se uma maior tendência dos visitantes na procura de locais de interesse ou atividades relacionadas com o turismo de natureza, com maior incidência no birdwatching [observação de aves] e na comunidade de golfinhos residentes no Estuário do Sado.
A gastronomia e restauração é outro setor catalisador do interesse dos visitantes de Setúbal, município que, em traços gerais, está a captar a atenção dos turistas, como demonstram os inquéritos realizados juntos dos visitantes, através de divulgação realizada por passa-palavra e nas redes sociais disponíveis na Internet.
Do total de turistas que procuraram os serviços dos postos de atendimento de Setúbal em 2014, 39,49 por cento eram portugueses, 14,35 por cento, espanhóis, e 10,72 por cento, franceses.
Embora com um impacte global menos significativo, destaca-se ainda o aumento do número de visitantes provenientes da Alemanha, com 6,74 por cento, e de Inglaterra, 5,69 por cento, nacionalidades que, em 2013, haviam ficado bastante abaixo dos 5 por cento de visitantes.
Os números são motivadores mas a autarquia de Setúbal quer crescer ainda mais a nível turístico em 2015.

Comentários