Saldanha, no Montijo, recebeu Conversas do Bairro

Moradores querem "reabilitar espaços e equipamentos urbanos" no Saldanha 

A iniciativa “Conversas no Bairro” decorreu no dia 26 de Março, no auditório da Quinta do Saldanha, no Montijo. Esta foi a segunda sessão desta ação que, no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal do Montijo, que "pretende fomentar o debate e partilha de ideias para o concelho", refere a autarquia em comunicado. Os moradores do Bairro do Saldanha apresentaram à autarquia um conjunto de propostas que Nuno Canta registou. De acordo com o autarca, “é necessário qualificar os seus passeios, vias de acesso e de circulação no seu interior, bem como reordenar o seu estacionamento”, sublinhou o presidente da Câmara. As Conversas no Bairro decorrem de Março a Julho deste ano com, pelo menos, uma sessão por freguesia e com incidência geográfica em áreas ou bairros específicos do concelho.
Nuno Canta foi ouvir população do Saldanha sobre o PDM


Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, sublinhou a relevância do encontro. “É importante que todos os cidadãos possam dar a sua opinião. O Plano Diretor Municipal (PDM) é um instrumento que se quer hoje mais participado e mais intervencionado por cada um de vós, pelas pessoas que, no fundo, acabam por ser beneficiadas ou prejudicadas por este instrumento de ordenamento do território”.
Em relação à zona ao Bairro do Saldanha, Nuno Canta mostrou-se preocupado com a realidade do mesmo e garantiu que o PDM contempla uma intervenção profunda no espaço público. “É necessário qualificar os seus passeios, vias de acesso e de circulação no seu interior, bem como reordenar o seu estacionamento”.
Reabilitar espaços e equipamentos urbanos, intervir nas zonas limites da cidade, criar um hostel, mais unidades de geriatria, zonas de observação ambiental, apostar no turismo rural e no setor vinícola, conceber percursos ao longo da malha urbana e junto ao rio, que proporcionem zonas de lazer, apelativas à criação de comércio e serviços, e recuperar o edifício do Cais dos Vapores, foram algumas das propostas deixadas pelos munícipes presentes.
As Conversas no Bairro decorrem de Março a Julho deste ano com, pelo menos, uma sessão por freguesia e com incidência geográfica em áreas ou bairros específicos do concelho.
Uma iniciativa que permite à Câmara Municipal do Montijo "construir um novo Plano Diretor Municipal mais aberto, participado e transparente". De acordo com a autarquia, "a participação é essencial para dar voz ao seu bairro!". 

Presidente quer acabar PDM neste mandato 
Nuno Canta esclareceu que a revisão do PDM assenta “num modelo territorial que valoriza, em primeiro lugar, a qualidade de vida urbana”, acrescentado que um dos problemas dos bairros novos da cidade prende-se com a questão dos “vazios urbanos, que são espaços por ocupar mesmo ao lado de prédios novos. Nesta revisão do PDM, a câmara necessita de arranjar mecanismos para resolver este problema”.
O autarca assumiu “o desígnio de terminar a revisão do PDM neste mandato autárquico” e garantiu que o documento vai assentar em objetivos estratégicos como “atrair habitantes, captar investimento, incentivar a reabilitação e regeneração urbana, qualificar o espaço público, potenciar o espaço rural e florestal e promover a melhoria ambiental do território”.
Sempre de entrada livre, a terceira sessão está agendada para o dia 9 de Maio, às 21 horas, no Museu Agrícola da Atalaia. Se tem alguma ideia para esta zona da cidade inscreva-se como orador/participante nas Conversas no Bairro, através do formulário disponível no site da Câmara do Montijo.

Agência de Notícias

Comentários