Porto de Singapura investe 40 milhões em Sines

Investimento prevê a criação de 100 postos de trabalho e será integralmente suportado pelos asiáticos 


A Port of Singapure Authority, que gere o Terminal XXI no Porto de Sines, vai investir 40 milhões de euros na expansão daquela infraestrutura e criar cerca de 100 postos de trabalho. Segundo o Jornal de Negócios este foi o acordo alcançado entre a PSA Sines e o Estado português, depois de um ano de negociações, sendo que o investimento deverá ser realizado ao longo deste ano. O primeiro-ministro, que ontem esteve em Sines,  considerou tratar-se de um resultado "bastante bom" o alcançado com a concessionária, por não requerer uma extensão do atual contrato de concessão, nem exigir um investimento adicional por parte do Estado. Com este aumento de capacidade, Sines fica entre os três maiores portos de contentores da Península Ibérica, atrás de Valência e Algeciras. Em termos europeus, passa do 20º  para o oitado lugar. Sobre a ligação ferroviária de Sines, o secretário de Estado do Transportes afirmou que a ligação até à fronteira com Espanha estará concluída em 2019 e a ligação a Lisboa, via Pinhal Novo e Barreiro, para servir o porto de Lisboa, ficará pronta até 2021.
Passos considera o acordo "muito bom" para Sines e para o país

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, considerou esta segunda-feira "bastante bom" o acordo alcançado com a concessionária do terminal de contentores do Porto de Sines, que permitiu um investimento privado de 40 milhões de euros e criar 100 empregos. 
Pedro Passos Coelho, que falava em Sines, no distrito de Setúbal, no lançamento de uma nova fase de expansão do Terminal XXI, considerou tratar-se de um resultado "bastante bom" o alcançado com a concessionária, por não requerer uma extensão do atual contrato de concessão, nem exigir um investimento adicional por parte do Estado.
"Valeu a pena termos esta interação, durante todo este tempo, e ter chegado a um resultado que é, sem dúvida nenhuma, um resultado importante, até porque o Governo português continua a atribuir uma importância decisiva a todo o interface portuário em Portugal", afirmou. O primeiro-ministro referia-se às negociações que decorreram, nos últimos meses, entre o Governo, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a PSA Sines, concessionária do terminal de contentores, no âmbito da terceira fase de expansão desta infraestrutura.
Os investidores asiáticos vão investir ainda este ano 40 milhões de euros na expansão do Terminal XXI, aumentando a capacidade de 1,7 para 2,5 milhões de TEU (unidade equivalente a um contentor) por ano.
Segundo noticia do "Jornal de Negócios" esta segunda-feira, o investimento para aumentar a capacidade do Terminal XXI será feito sem contrapartida pública nem prorrogação do prazo da concessão. O volume de emprego eleva-se para 800 pessoas.

Investimento totalmente privado 
A expansão será feita no âmbito do atual contrato de concessão, sem envolver qualquer prorrogação do prazo que termina em 2029, nem contrapartidas públicas.
A PSA va construir um novo cais, adquirir um pórtico de cais e gruas móveis. A decisão da PSA de avançar com este investimento surge depois de um ano de negociações, tendo a comissão de renegociação do contrato de concessão do Terminal XXI ter já encerrado os trabalhos.
A proposta inicial da PSA envolvia um investimento de 130 milhões de euros com o prolongamento do cais, mas caberia ao Estado investir 70 milhões na construção de um quebra mar.
Entretanto, a aliança de armadores mundiais que estava prevista e que iria servir de base para o investimento de 130 milhões de euros não avançou e a PSA Sines reviu o projeto e o investimento a aplicar, mas manteve o objetivo de alargar o terminal para receber 2,5 milhões de TEUS. 
Esta nova expansão do terminal de contentores não implica a extensão do período de concessão à PSA, que termina em 2029, e é já, segundo o secretário de Estado dos Transportes, a “entrada na terceira fase” de alargamento do terminal XXI, que está a ser negociada entre o Governo e a empresa concessionária há quase três anos.
O governante reconhece a urgência do alargamento do Porto de Sines e sublinha que o problema da capacidade do terminal de contentores fica resolvido para os dois anos seguintes.
“Se não tivéssemos hoje este acordo, no final do ano o porto estava esgotado porque espera-se que em 2015 o Porto de Sines movimente cerca de 1,6 milhões de contentores”, explica Sérgio Monteiro, considerando que com o aumento da capacidade no final de 2015 para 2,5 milhões de TEUS o terminal está a “projectar os próximos dois ou três anos de capacidade e continuaremos a fazer a negociação de maneira que, à medida que o interesse de clientes do porto cresce, haja resposta por parte do Governo e dos privados sem um euro de dinheiro dos contribuintes”.
Com este aumento de capacidade, Sines fica entre os três maiores portos de contentores da Península Ibérica, atrás de Valência e Algeciras. Em termos europeus, passa do 20º para o oitado lugar. O porto de Roterdão, na Holanda, lidera o ranking europeu com uma capacidade de 12,3 milhões de TEU por ano, seguido de Hamburgo (Alemanha) e Antuérpia (Bélgica). 

Ferrovia entre Sines e Madrid concluída em 2019 
Comboio de bitola europeia chega a Sines em 2019 
O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, afirmou ontem em Sines, que a parte portuguesa da linha ferroviária Sines/Madrid, de bitola europeia, deverá estar concluída em 2019, caso seja aprovada pela Comissão Europeia. "A candidatura está feita, estamos a contar que seja aprovada e que a resposta de Bruxelas chegue em Julho deste ano para que a obra se inicie ainda em 2015", disse. A linha seguirá depois até Lisboa via Pinhal Novo e Barreiro. 
"A ligação de Sines até à fronteira [com Espanha] deverá estar concluída até 2019. Depois queremos que a linha de caminho-de-ferro siga até Lisboa, para servir também o porto de Lisboa. Essa ligação estará terminada em 2021", disse Sérgio Monteiro.
O secretário de Estado, que acompanhou a visita do primeiro-ministro ao porto de Sines, lembrou que a futura linha ferroviária se insere num plano global que pretende eletrificar toda a rede ferroviária e ter "ligações a Madrid em bitola europeia, para baixar a fatura do transporte em cerca de 40 por cento".
De acordo com Sérgio Monteiro, "nós até já temos os fundos do Orçamento de Estado, que nos próximos anos vão ser alocados a estes projetos. Temos a planificação técnica e financeira feita. Falta-nos o 'sim' de Bruxelas, que nós esperamos receber para esta ligação em Julho de 2015", disse ainda Sérgio Monteiro.
Agência de Notícias

Comentários