Segurança em ambiente escolar discutida em Palmela

Sensibilização do público escolar para uma cultura de segurança

Palmela recebeu, na quinta e sexta-feira, o IV Encontro Distrital “Prevenção e Segurança em Ambiente Escolar”, numa organização conjunta da Autoridade Nacional de Proteção Civil, através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, e da Câmara  de Palmela. Inserido nas comemorações do Dia da Proteção Civil (que se comemorou a 1 de Março), subordinadas, este ano, ao tema “A Proteção Civil e a Educação para o Risco”, o encontro decorreu no Cineteatro S. João, perante uma plateia de professores e estudantes, técnicos dos pelouros da Educação das Câmaras Municipais e agentes da Proteção Civil do distrito de Setúbal. Adília Candeias, vice-presidente da autarquia de Palmela,  lembrou o olhar especial que o Município tem dado à comunidade educativa, com a realização, por exemplo, de "vários simulacros de incêndio nas escolas do concelho, num trabalho de continuidade".
Prevenção e segurança em ambiente escolar  em discussão em Palmela 

Na sessão de abertura, a Comandante Distrital Patrícia Gaspar, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal - CDOS de Setúbal, mostrou-se confiante no trabalho realizado no distrito, nesta área, afirmando que "somos exemplo de boas práticas", e afirmou que esta é uma "oportunidade importante para que as diversas entidades envolvidas neste objetivo comum de construção de uma cultura de segurança, em particular, junto do público escolar, possam partilhar o que de melhor tem sido feito e trocar experiências", realçou Patrícia Gaspar. 
Elísio Oliveira, Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Agrupamento Sul, sublinhou a presença de vários estudantes no encontro e reforçou a ideia de que é pertinente a partilha de projetos e de ideias, para que possam ser dados "passos em frente" nesta matéria.
O Diretor Nacional de Planeamento de Emergência da Autoridade Nacional de Protecção Civil, José Oliveira, agradeceu a colaboração antiga com a Câmara de Palmela que, nas suas palavras, "é uma referência", pela "proatividade na área da proteção civil", reconhecendo, também, que "o CDOS de Setúbal tem realizado um trabalho de destaque com a comunidade educativa". A Autoridade Nacional de Proteção Civil está a desenvolver, em conjunto com o Ministério da Educação, um referencial de risco (atualmente, em consulta pública), que se espera venha a "constituir um valioso instrumento para os professores e as escolas, na abordagem a estas temáticas", revela José Oliveira. 
Adília Candeias, vice-presidente da autarquia, deu as boas-vindas a todos os participantes e lembrou o olhar especial que o Município tem dado à comunidade educativa, com a realização, por exemplo, de "vários simulacros de incêndio nas escolas do concelho, num trabalho de continuidade". O Município de Palmela acredita que é "no contexto escolar que encontramos o palco e os atores privilegiados para semear estes conceitos e implementar boas práticas, conducentes a comunidades mais conscientes e preparadas para prevenir e enfrentar situações de catástrofe", concluiu Adília Candeias.

Academia de Proteção Civil promove formação em primeiros socorros
O encontro serviu ainda de  palco para a apresentação de práticas de prevenção e segurança de várias escolas do distrito (EB 2,3 de Poceirão, Palmela; EB/JI António Matos Fortuna, Quinta do Anjo - Palmela; EB 2,3 de Santo António da Charneca, Barreiro; Fundação João Gonçalves Júnior, Alcochete) e houve lugar a um conjunto de palestras pela Associação para a Prevenção da Segurança Infantil, pela Associação Nacional de Emergência Médica, pela Cruz Vermelha Portuguesa e pelo Programa Escola Segura da Guarda Nacional Republicana. 
No último dia do encontro, durante o período da manhã, foi ministrada uma formação em primeiros socorros, no âmbito do programa formativo da Academia de Proteção Civil de Palmela. Ao longo de todo o ano, esta Academia dinamizará um vasto conjunto de ações de sensibilização e formação para a comunidade educativa, o movimento associativo e a população em geral.
Antes do início do primeiro painel, houve oportunidade para ouvir as indicações de segurança do Cineteatro S. João, a principal sala de espetáculos do concelho, que viu o seu plano de segurança interno testado com um simulacro, realizado em Maio de 2014, no âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro.
No Foyer do Cineteatro, é possível, ainda, admirar vários trabalhos sobre proteção civil elaborados pelas escolas do distrito, bem como uma exposição dos meios da Polícia Marítima.

Agência de Notícias

Comentários