Marchas de Setúbal já estão em concurso

Marchas Populares de Setúbal já estão em preparação 

A apresentação de composições para o concurso “Grande Marcha de Setúbal”, que premeia o primeiro classificado com 2500 euros, deve ser feita até ao dia 31 de Março  na Divisão de Cultura da Câmara de Setúbal.  A prova, organizada pela autarquia sadina, destina-se à seleção da composição, constituída por letra e música, que é apresentada como tema comum a todos os desfiles das coletividades participantes nas Marchas Populares de Setúbal, que decorrem em Junho. As Marchas Populares contam, todos os anos, "com o esforço e participação de centenas de pessoas na elaboração e concretização dos desfiles, proporcionando espetáculos cheios de música, colorido e alegria aos milhares que habitualmente assistem às coreografias", diz a a autarquia.
Câmara de Setúbal lança concurso para as Marchas Populares 

As composições concorrentes têm de ser inéditas e respeitar uma lista de critérios, nomeadamente ser em língua portuguesa, versarem sobre o tema “Setúbal”, aludir às festas dos santos populares e, no caso da música, obedecer ao género “marcha popular”.
As obras devem ser entregues a concurso através de um subscrito fechado e lacrado, contendo a partitura para canto e piano, um exemplar datilografado da letra e uma gravação em CD sem canto e identificado com o nome da obra e o pseudónimo do(s) autor(es).
As composições devem ser entregues em mão ou por correio até às 17h30 do dia 31 de Março no endereço Edifício do antigo Banco de Portugal, Rua do Regimento de Infantaria 11, n.º 7, 2900-584 Setúbal, ao cuidado de Câmara Municipal de Setúbal, Divisão de Cultura.
A partitura para cavalinho, constituída por clarinete, saxofone alto e tenor, primeiro e segundo trompete, trombone, bombardino, contrabaixo, caixa e bombo, tem de ser entregue pelo vencedor do concurso no prazo máximo de oito dias a partir da notificação da atribuição do prémio.
As Marchas Populares contam, todos os anos, "com o esforço e participação de centenas de pessoas na elaboração e concretização dos desfiles, proporcionando espetáculos cheios de música, colorido e alegria aos milhares que habitualmente assistem às coreografias", diz a autarquia.
As marchas, sempre num total de 10, "apresentam um forte cunho tradicional, evocando nas suas temáticas factos, personagens ou outros aspetos da região de Setúbal, sendo que cada desfile não pode ter menos de 14 pares de marchantes e um máximo de 24 pares".
O regulamento completo do concurso “Grande Marcha de Setúbal” pode ser consultado na página da Câmara de Setúbal.

Agência de Notícias

Comentários