Há uma ilha no Barreiro que está à venda

400 mil euros para comprar ilha no meio do rio Tejo 

Se alguma vez sonhou em ser dono de uma ilha, saiba que a concretização da sua excentricidade está a "400 mil euros negociáveis" de distância. E nem precisa de sair de Portugal. A única ilha do Tejo está à venda. São cerca de cinco hectares de terreno estéril - o equivalente a cinco campos de futebol - com pastagens, habitação e dependência, cercados por uma autêntica praia com vista sobre Lisboa, a meio caminho entre as duas pontes e de frente para o Panteão. Chama-se ilha do Rato e localiza-se no Lavradio, no Barreiro. Interessado? Porém, a Câmara do Barreiro realça que a autarquia ainda não sabe formalmente do negócio e que terá de ser contactada caso haja intenção de construir no local.
Única ilha do Tejo está de novo à venda... por 400 mil euros 

São cerca de cinco hectares de terreno situados no Lavradio, no Barreiro, em pleno rio Tejo, a meio caminho entre duas pontes e com vista para o Panteão – chama-se ilha do Rato e está à venda no OLX por 400 mil euros “negociáveis”. O proprietário ficou com a ilha quase sem querer.  A pequena ilha do Tejo, junto a Barreiro,  foi dada como garantia num empréstimo a um amigo que acabou em incumprimento, depois de ter dado a ilha como garantia.
No anúncio colocado online sugere-se que pode ser um “ótimo investimento com potencial para turismo ambiental". Já ao Diário de Notícias, o proprietário, que pediu anonimato, realça que “desta vez a ilha está mesmo à venda”, num negócio a cargo da Cashouse Cascais, que o turismo e o lazer podem vir a ser rentabilizados e que “com jeito tudo se consegue”, já que os 45.600m² dão alguma margem para construção.
Ao mesmo jornal, porém, o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, realça que a autarquia ainda não sabe formalmente do negócio e que terá de ser contactada caso haja intenção de construir no local.
O negócio, no entanto, é genuíno. Portanto, se o seu sonho de sempre foi ter uma ilha só para si, não precisa de ir para o outro lado do mundo. No Tejo, bem perto do centro do Barreiro e da capital portuguesa, a ilha do Rato está à venda.
Em Março de 2009, a pequena ilha foi vendida a um "desconhecido" em leilão por 260 mil euros. Esperava-se um projecto turístico ambiental que nunca chegou à Câmara do Barreiro. A pequena ilha acabou "como garantia" de um negócio que correu mal. Sete anos depois volta a estar à venda. 
Em 2001, a ilha foi comprada por Ismael Duarte, do sector imobiliário, por 100 mil euros. "Conheci a ilha em 2001 e foi como um amor à primeira vista, e passou a fazer parte da estratégia de Investimentos imobiliários, como oportunidade de negócios com perspectiva de desenvolvimento de um projecto auto-sustentável", confidenciou o engenheiro civil.
A ilha é desabitada, tem formação arenosa dunar, vegetação rasteira, uma construção em ruínas e possibilita uma vista para o Barreiro, Seixal, Montijo, Moita, alem de uma vista privilegiada para a capital portuguesa.
No Verão, são usuais as excursões de barco de moradores do Barreiro para irem tomar banho, acampar ou fazer churrascos na areia.



Comentários