Funcionários da Segurança Social de Setúbal atacados

Dois casos de violência contra funcionários gera pânico na Segurança Social 

A confusão instalou-se ontem de manhã no Centro Distrital da Segurança Social, em Setúbal, depois de um homem de 45 anos ter entrado no edifício e causada distúrbios ao saber que não seria atendido em virtude de estarem esgotadas as senhas disponíveis. De acordo com o Comando Distrital da PSP de Setúbal, o indivíduo, que protestava pela falta de pagamento de prestação mensal, provocou danos em vários vidros, material informático e mesas. Os prejuízos foram avaliados em mais de 600 euros. O homem foi conduzido ao Hospital de São Bernardo devido a cortes numa mão, mas foi transferido para o Garcia de Orta, em Almada, para ser sujeito a uma cirurgia plástica. Este não foi caso "único". Na passada quinta-feira, uma mulher foi detida pela PSP depois de ter lançado o caos numa IPSS de Setúbal. Como este mês a verba referente ao Rendimento Social de Inserção ainda não tinha sido transferida para sua conta, a utente, de 49 anos, entrou nas instalações do "Sonho" e começou por agredir uma assistente social, que precisou de atendimento hospitalar após ter ficado lesionada num braço o que a impede de trabalhar. 
Homem  atacou  Segurança Social por não receber subsídio 

Ontem de manhã as pessoas que enchiam as instalações do Centro Distrital de Segurança Social, na cidade de Setúbal, foram surpreendidas com gritos, um computador e mesas pelos ares, além de vários vidros partidos. O autor dos estragos, avaliados em cerca de 600 euros, foi um homem de 45 anos que reclamava o pagamento de prestação mensal e que exigia ser atendido imediatamente.
Eram 11.30 horas, sendo que várias pessoas viriam a fugir para o exterior do edifício. Foram os agentes que estavam no Palácio da Justiça, do outro lado da rua, que acorreram ao local e detiveram o homem que seria conduzido ao Hospital de São Bernardo com "ferimentos numa mão", segundo a PSP, tendo necessitado de ser transferido para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, para ser sujeito a cirurgia plástica.
Os funcionários admitiam não ter condições de trabalho, pelo que os serviços foram interrompidos, devendo ser retomados esta manhã, após a reparação do mobiliário, segundo o Instituto de Segurança Social. A prioridade vai ser dada às pessoas que hoje já tinham retirado senha de atendimento, desde que a tenham guardado e a apresentem.

Mulher agrediu assistentes sociais nas Manteigadas 
Este não foi o único caso que "assustou" os funcionários da Segurança Social de Setúbal. Uma mulher foi detida pela PSP depois de ter lançado o caos numa IPSS de Setúbal, na passada quinta-feira. Tudo porque 
este mês a verba referente ao Rendimento Social de Inserção ainda não tinha sido transferida para sua conta, a utente, de 49 anos, entrou nas instalações do "Sonho" e começou por agredir uma assistente social, que precisou de atendimento hospitalar após ter ficado lesionada num braço o que a impede de trabalhar. 
As três funcionárias que tentaram ajudar a colega também acabaram por ser alvo da ira da mulher, vindo a ser violentadas. E mesmo quando se pensava que a chegada da PSP acalmaria a utente, eis que esta se virou contra os agentes, que acabaram por a imobilizar e algemar.
Ao Diário de Notícias, o presidente da IPSS - situada no bairro das Manteigadas -, Florival Cardoso, disse que o atraso no pagamento do subsídio estará associado a um erro informático. "Isto tem a ver com a falta da capacidade das equipas para responderem rapidamente às solicitações das pessoas que já têm pouco, como é o caso desta mulher, com filhos a cargo", reconhece o dirigente, sublinhando que a utente ficou desesperada quando soube que a verba só será reposta para o próximo mês.
"Foi muito grave o que aqui se passou e o comportamento da senhora prevê uma moldura penal até cinco anos de prisão", alerta, sendo que a mulher já foi presente a tribunal e viu ser-lhe aplicado o Termo de Identidade e Residência.

Agência de Notícias

Comentários