Costa de Caparica prepara-se para Primavera Surf Fest

Caparica vai ser a 'Meca do surf e da animação noturna' na Páscoa

A Câmara de Almada quer fazer da Costa de Caparica um dos cinco locais europeus mais atrativos para a prática do surf, anuncia a autarquia na apresentação do primeiro festival de música e surf do concelho. O "Caparica Primavera Surf Fest", que decorre de 26 de Março a 4 de Abril, organizado pela autarquia de Almada com o apoio de clubes e empresas locais, vai ter mais de 500 surfistas em ação, nove bandas de música e duas dezenas de DJ, que prometem animar a praia do Paraíso, na Costa de Caparica, nas férias da Páscoa. A Câmara de Almada vai investir cerca de 300 mil euros no evento. "Queremos que dentro de poucos anos na Costa de Caparica não haja época baixa. Pode haver frio, mas tem de haver atividade. Como é que fazemos? Saltamos para as ondas, com grandes eventos", diz a Câmara de Almada no lançamento da iniciativa. Pela tenda gigante da Praia do Paraíso irão passar 20 Djs, 9 bandas nacionais e Sunset Parties diárias prometem agitar a capital do Surf em 10 dias de grande animação.
Costa da Caparica volta a ser a capital do surf em Portugal 

A tenda já está montada e pronta para receber os DJs que vão animar as noites do Caparica Primavera Surf Fest, já a partir de quinta-feira, 26 de Março, até ao dia 4 de Abril. DJ Vibe, Rui Vargas e Diego Miranda são nomes já confirmados. Durante o dia, os olhos vão estar focados no mar. A Praia do Paraíso vai receber surfistas nacionais e internacionais para disputar provas, nas disciplinas de surf e bodyboard. A primeira etapa do Campeonato Nacional de Bodyboard masculino e feminino abre a competição, dias 28 e 29 de Março, seguindo-se-lhe o Encontro Nacional de Desporto Escolar, dia 29 de Março e a terceira etapa do Circuito Regional de Surf Esperanças da Grande Lisboa, dias 30 e 31 de Março, para terminar com a primeira etapa europeia da World Junior Surf League, entre os dias 1 e 4 de Abril.
A última vez que se realizou na Costa de Caparica uma etapa deste circuito foi em 2009, Manuel Centeno, o actual campeão nacional, que vê com muito bons olhos este regresso vem defender o título.
"Acho que é muito merecido, pois a Caparica sempre foi um dos grandes polos do Bodyboard nacional! Eu adoro competir na Caparica, tenho ali muito bons amigos e excelentes recordações... gosto muito das ondas da Costa, estejam de que tamanho estiverem. Sei que vamos ter um evento excelente, integrado num festival que nos merece o maior respeito e que terá seguramente uma óptima organização. Também sei que a competitividade de todos os atletas vai estar muito alta, nomeadamente do Hugo Pinheiro, que vai estar a jogar em casa, mas tenho treinado muito e lá estarei, para defender o título nacional e o da etapa," afirma o atleta do Porto.
Centeno e Pinheiro têm sido dois dos grandes protagonistas do Bodyboard português nos últimos 10 anos, trocando entre si diversos títulos nacionais, europeus e mundiais, tanto a nível individual como a defender as cores da selecção nacional.

10 dias de 'boa onda" musical  
Até 4 de Abril, na Praia do Paraíso há uma tenda gigante onde 20 Djs, 9 bandas nacionais e Sunset Parties diárias prometem agitar a capital do Surf em 10 dias de grande animação. O Caparica Primavera Surf Fest investe em preencher todos os vértices das pistas de dança, com várias vertentes deste universo.
O Funk está bem representado neste festival com consagrados projectos nacionais a darem o seu contributo. O ambiente dos anos dourados do Funk a estreiam o palco do Caparica Primavera Surf Fest no dia 26 de Março. Com a sonoridade típica dos clássicos da Motown, Stax ou Chess Records, os Cais Sodré Funk Connection estão na linha da frente nacional hasteando bem alto a bandeira do funk e do groove.
O Caparica Primavera Surf Fest permite ainda a participação, de forma gratuita, em atividades preparadas pela organização e parceiros, como: dança, graffiti, escalada, surf, windsurf, kitesurf, stand-up paddle, mergulho, skate, pilates e yoga. Para usufruir destas ações, os interessados devem fazer inscrição junto ao stand do parceiro que a promove na Surf Village.
A partir das 18 e até às duas da madrugada, os Djs e as atuações de música ao vivo, vão animar o ambiente com a confirmação de nomes como: R I O T; Cais Sodré Funk Connection; Magazino; Agir; Jiggy; DJ Ride; Orlando Santos; Feddy Locks; Noiserv; Batida; Da Chick; Dj Glue; You Can’t Win, Charlie Brown; Funkyou2; Overule; Nuno di Rosso e ainda DJ Miguel Nery.

Diego Miranda promete grande concerto 
O melhor DJ português passa pela Caparica a 27 de Março 
No dia 27 de Março a cabine passa para as mãos de Diego Miranda, que atualmente ocupa o número 70 no famoso Top 100 de djs mundiais da revista DJ Mag sendo o único Dj português presente nessa lista. Com digressões constantes pelo Brasil, entre outros destinos, e hits em nome próprio como o recente “Say Yeah” é, sem dúvida, um dos mais completos e populares DJ’s nacionais. DJ Vibe fecha a noite de 28 de Março.
Com uma longa carreira, foi pioneiro na introdução do house em Portugal, integrou uma das mais aventureiras bandas rock do início dos anos 90, os LX 90 de Rui Pregal da Cunha, formou os míticos Underground Sound of Lisbon com que registou o mega-hit internacional “So Get Up” e, ao longo dos anos, assinou residências em alguns dos mais importantes clubes nacionais, como o Indústria, no Porto, ou o Lux, em Lisboa.
Os bilhetes para o Caparica Primavera Surf Fest encontram-se à venda nos locais habituais e custam 10 euros (dia) ou 30 euros (passe de acesso a todas as atuações).

Câmara investe 300 mil euros 
Mostrar no estrangeiro que, nas férias da Páscoa, "a 'Meca do surf e da animação noturna' é algures na ponta mais ocidental da Europa, numa cidade que se chama Costa de Caparica", é um dos objetivos da iniciativa, disse o vereador da Educação e Desporto de Câmara de Almada, António Matos.
"Queremos que dentro de poucos anos na Costa de Caparica não haja época baixa. Pode haver frio, mas tem de haver atividade. Como é que fazemos? Saltamos para as ondas, com grandes eventos", acrescentou o autarca da Câmara de Almada adiantando que a autarquia vai gastar na organização do evento "entre 200 a 300 mil euros".
Para António Matos, não se trata de uma visão idealista, mas de uma realidade plausível numa região que tem 30 quilómetros de praia, está a poucos quilómetros do aeroporto de Lisboa, tem uma capacidade hoteleira crescente e clubes com uma relação fácil com a estrutura federativa nacional do surf.
Uma opinião partilhada por Miguel Inácio, do Caparica Surfing Clube, que acredita na determinação da autarquia na promoção turística do concelho e nas "potencialidades das ondas e das praias fantásticas da Caparica".
"Vamos convidar jornalistas da Europa e de fora da Europa para virem à Costa de Caparica e perceberem esta mensagem que estamos a passar", disse Miguel Inácio, convicto de que se trata de uma estratégia eficaz para a promoção do festival e da Costa de Caparica no estrangeiro.

Comentários