Cantora de Palmela ganha Festival da Canção

"Há um mar que nos separa" representa Portugal na Eurovisão

O tema “Há um Mar que nos Separa” interpretado por Leonor Andrade - que nasceu no Barreiro e vive em Palmela, venceu o Festival da Canção 2015. A jovem, de 20 anos, deixou para trás os outros cinco concorrentes que disputaram a final, apresentada por Catarina Furtado e Júlio Isidro, na noite de sábado, dia 7. Simone de Oliveira, uma das favoritas à vitória – que venceu o concurso da RTP em 1965 e 1969 -, ficou pelo caminho. Assim, a cantora vai representar Portugal na 59.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, em Viena, na Áustria. As semifinais realizam-se a 19 e 21 de Maio e a final a 23. Leonor Andrade vai atuar na segunda semifinal. Apesar de tudo, e da qualidade da canção, com um tema com uma sonoridade muito actual, o escrutínio popular é fortemente contestado por derrotados e nas redes sociais. “Há um mar que nos separa” é da autoria de Miguel Gameiro, líder da banda Polo Norte. 
Canção de Leonor Andrade não era favorita mas conquistou publico

Tal como aconteceu em 2014, aquando da vitória de Suzy com Quero ser Tua, também a eleição da canção vencedora da 50ª edição do certame de música esteve rodeada de polémica.
Há um Mar que nos Separa, cantado por Leonor Andrade e da autoria de Miguel Gameiro, não estava entre as favoritas mas acabou por bater as duas mais fortes candidatas a representar Portugal na Eurovisão da Canção, em Viena: Simone de Oliveira e Yola Dinis.
Quando Catarina Furtado e Júlio Isidro anunciaram que as músicas escolhidas através de voto telefónico para passarem à finalíssima tinham sido Fado em Viena, de Teresa Radamanto, e Há um Mar que Nos Separa, de Leonor Andrade (Gonçalo Tavares, com Tens uma Mágica foi escolhido pelos compositores), a contestação fez-se ouvir no estúdio onde decorreu o certame.
Após o fecho da nova votação, Leonor Andrade era anunciada como vencedora do Festival da Canção, que foi visto em direto, através da RTP1, por 778 mil espectadores. Incrédula, a cantora natural do Barreiro e a residir em Palmela, explicava o porquê da sua estupefação. "Sou a mais nova e estou rodeada de pessoas que são uma inspiração para mim. Já era uma honra enorme estar a partilhar o palco com elas... quanto mais ganhar!", disse Leonor, de 20 anos. Igualmente surpreendido, Miguel Gameiro, autor da letra, admitiu: "Nunca esperei que ganhássemos. A Simone, quando canta, toda a gente para e a Yola tinha uma música fortíssima".
Yola Dinis, uma das favoritas a vencer o festival disse que "desta vez me senti mais relaxada, pois já era a segunda vez que pisava o palco, era a segunda vez que cantava e estava mais confiante" acrescentando que talvez vá a Viena "mas não com o Eurovisão", e rematando que "nem quero falar nisso" acerca da representação que Portugal terá no Eurovisão. Nuno Feist enquanto compositor disse que "tinha as expectativas altas, pelo menos de passar a finalíssima" acrescentando que "para fazer uma canção para o Eurovisão tinha que passar cá, mas são duas mentalidades diferentes" rematando que "Leonor é uma boa representação, e enquanto português sinto-me bem representado".

Uma sonoridade muito atual 
Cantora de Palmela representa Portugal, em Maio, em Viena 
Em entrevista, logo após a final, Leonor Andrade confessou que "gosto muito da música da Yola e gosto muito da interpretação da Simone". A cantora de Palmela - que já passou pelo The Voice -  foi mesmo a surpresa da noite com "Há um mar que nos separa", um tema com uma sonoridade muito actual e que conta com uma letra à imagem do seu compositor, Miguel Gameiro, forte e fugindo ao fútil, apelando aos sentimentos.
Leonor disse  ter ficado "muito feliz quando o Miguel me entregou o tema" que "fala da distância entre duas pessoas, seja física ou psicológica", algo que "penso que todas as pessoas já sentiram". Já o compositor disse não "estar à espera de chegar à final" e que a passagem à final é também um reconhecimento a si enquanto a compositor e que a participação no festival é apenas "o inicio de uma longa a bonita carreira da Leonor que é também compositora para além de interprete".
Miguel Gameiro disse "mesmo que não ganhasse era importante que ela se divertisse" e que para ele participar no Festival da Canção "é quase um sentido patriótico quando me chamam, pois as pessoas criticam mas quando são chamados a fazer algo também não fazem" classificando o festival como "um dos melhores programas da televisão nacional". 
Leonor estava muito feliz e "que este foi o melhor momento da minha carreira" e que "agora vou andar por ai a cantar, compor, que é aquilo que gosto de fazer".
Em Maio, a cantora de 20 anos, que integra também o elenco da novela da RTP1 'Água de Mar', representará Portugal na 59.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, em Viena, Áustria. As semifinais realizam-se a 19 e 21 de Maio e a final a 23. Portugal participa na segunda semifinal. Até lá, diz Leonor Andrade, promete trabalhar muito para melhorar ainda mais  "a sua interpretação".

Agência de Notícias

Comentários