Canil Municipal de Sesimbra alvo de "críticas injustificadas"

 "A primeira preocupação é dar-lhes uma 'segunda vida' e não abatê-los" 

O canil municipal de Sesimbra foi, recentemente, alvo de acusações que a Câmara Municipal "considera muito graves", e que "incluíram expressões como 'canil de abate', para definir este serviço municipal", diz a autarquia de Sesimbra em comunicado. De acordo com o gabinete de imprensa da autarquia, estes comentários, para além de visarem o Gabinete e a autarquia, "atingiram todos os voluntários que doam o seu tempo e recursos, em benefício dos animais". A Câmara diz que "raramente utiliza a eutanásia" e tudo faz para dar uma 'segunda vida' aos animais recolhidos nas ruas. O trabalho do Gabinete Veterinário Municipal poderia ser facilitado "se todos adotassem uma atitude responsável para com os cães e gatos, e não os abandonassem, o que infelizmente continua a verificar-se", diz ainda a autarquia de Sesimbra. Além do canil municipal, a autarquia de Sesimbra dispõe ainda de três postos veterinários municipais [em Sesimbra, Fonte de Sesimbra e Quinta do Conde] que fornecem este serviço durante todo o ano para vacinação, consultas de rotina e colocação de microchip. 
Sesimbra garante optar sempre pela recuperação dos animais


Os seus autores, diz a Câmara de Sesimbra, "para além de demonstrarem um desconhecimento" total sobre o funcionamento e funções do Gabinete Veterinário Municipal, que gere o Canil, revelam "um tipo de postura irresponsável, que privilegia a crítica pela crítica, sem qualquer intenção de se informarem sobre o que realmente se passa".
De acordo com o gabinete de imprensa da autarquia, estes comentários, para além de visarem o Gabinete e a autarquia, "atingiram todos os voluntários que doam o seu tempo e recursos, em benefício dos animais".
O canil municipal dinamiza várias medidas com vista a assegurar o bem-estar dos animais, e providencia "condições para os acolher, alimentar, tratar e recuperar". Quando os animais são recolhidos, "a primeira preocupação é dar-lhes uma 'segunda vida' e não abatê-los, como é sugerido nas acusações em causa", sublinha a autarquia.
"A eutanásia raramente é utilizada, e nunca é tomada de ânimo leve. Obedece a uma triagem que dá prioridade aos animais politraumatizados, animais doentes, dependentes de medicação, animais agressivos que não permitem o contacto com quem os alimenta, aqueles cujos problemas gástricos não lhes permitem uma qualidade de vida, ou os que estão em sofrimento", garante ainda a Câmara Municipal.
O trabalho do Gabinete Veterinário Municipal poderia ser facilitado "se todos adotassem uma atitude responsável para com os cães e gatos, e não os abandonassem, o que infelizmente continua a verificar-se", diz a autarquia. 
Pelos motivos apresentados, e "porque é fundamental incutir estes valores na sociedade", o Gabinete desenvolve "várias ações preventivas assentes num projeto educativo que visa promover o respeito pelos animais e uma adoção responsável", explica a autarquia. 
A par do trabalho desenvolvido, importa sublinhar que a autarquia atribui um subsídio mensal na ordem dos 3500 euros à Bianca, uma associação de apoio aos animais errantes do concelho, contribuindo assim "para que esta entidade, que muito justamente deve ser valorizada, possa prosseguir os seus fins", conclui a nota da Câmara de Sesimbra. 

Sesimbra dispões de postos veterinários municipais
O site da autarquia explica que o canil municipal não se encontra aberto ao público "por razões de logística", no entanto serão aceites visitas sob marcação através do telefone : 21 228 85 62.
Em caso de restituições de canídeos (em alojamento no canil) estas serão efetuadas às quartas feiras entre as 10 e as 12 horas após pagamento das taxas de captura e alojamento (em caso de necessidade será também necessário o pagamento de vacinação antirrábica e colocação de chip).
O registo e licenciamento anual dos cães é obrigatório e deve ser feito nas juntas de freguesia. 
Além do canil municipal, a autarquia de Sesimbra dispõe ainda de três postos veterinários municipais [em Sesimbra, Fonte de Sesimbra e Quinta do Conde] que fornecem este serviço durante todo o ano para vacinação, consultas de rotina e colocação de microchip que agora é obrigatório em todos os cães. O preço da colocação do microchip é de 13 euros, nos postos veterinários municipais que funcionam todos os dias úteis da semana das 10 ao meio-dia. 

Comentários