Barreiro cria rota turística do trabalho e da indústria

"Vamos todos trabalhar a História e a memória do Barreiro"

A candidatura “Uma Memória e um Futuro para o Barreiro – Reforço e promoção da identidade territorial”, elaborada no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa do Quadro de Referência Estratégico Nacional – QREN, foi apresentada a dezenas de individualidades do Concelho, a 19 de Março. Esta candidatura foi aprovada no final de 2014 e integra o eixo prioritário “Promoção e Capacitação Institucional” e terá de ser concretizada até 30 de Junho de 2015, financiada a 40 por cento pelos fundos comunitários, no valor de 450 mil euros. O chefe do executivo municipal considera que esta é “uma candidatura que vai qualificar uma parte do património ao nível do imaterial” do concelho e mostra-se “confiante, pois vai pela primeira vez, de forma estruturada, aproveitar as novas tecnologias de comunicação, representando um passo embrionário para os próximos passos que vão ter de dar ao nível do turístico e da rota do trabalho e da indústria do Barreiro”, diz Carlos Humberto.
Câmara quer colocar o Barreiro nas rotas do turismo internacional 

Na sessão,  a vereadora Regina Janeiro, responsável pela área da cultura, sublinhou que esta candidatura “é a base para começarmos um novo trabalho. É fundamental que outras entidades, nomeadamente privadas, trabalhem connosco, tais como os parceiros institucionais, como é o caso das juntas de freguesia e das universidades”. Para além de considerar fundamental o envolvimento do movimento associativo, visto que as coletividades “têm como objeto principal trabalhar a História e a memória do Barreiro”.
Para esta reunião foram convidados os “investigadores locais”, aos quais a autarca agradeceu a presença. Esta foi uma oportunidade para intervirem e darem os seus contributos.
Regina Janeiro sublinhou que este trabalho tem a vantagem de juntar os diferentes recursos e estratégias nas áreas da memória, do património, da cultura, da educação, da participação, da informação, das tecnologias e turismo.
A responsável pela área da cultura comparou o Barreiro a um “diamante em bruto” que será transformado num produto. “Tudo o que aqui temos no concelho vai passar a pertencer a Rotas não só de pequenas rotas no país, como também na Europa”. O grande desafio desta candidatura "será projetar o Barreiro para fora de Portugal", realçou a autarca.
Regina Janeiro fez questão de dizer que as parcerias não estão todas fechadas. No âmbito dos circuitos inseridos na Rota do Trabalho e da Indústria, os serviços envolvidos têm procurado estabelecer parcerias com várias entidades e o trabalho já foi iniciado como são exemplo: Instituto de História Contemporânea, CP, Refer, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Arquivo Fotográfico, a Cinemateca, o ISCTE, CGTP, a CUF, entre outras.  Regina Janeiro adiantou, ainda, que “muitas outras entidades, com as quais iremos fazer reunião de apresentação do projeto, poderemos celebrar acordos de entendimento”. 
Estão previstos vários circuitos turísticos: Circuito Industrial da CUF; o Circuito da Rota da Resistência; o Circuito Ribeirinho; o Circuito do Varino Pestarola e Circuito da Industria Viva, que até ao final de Junho terão de estar identificados.
A estas rotas, segundo Regina Janeiro, junta-se o Projeto dos Sons do Arco Ribeirinho, uma recolha aprofundada dos sons da cidade realizada pela OUT.RA- Associação Cultural.
A autarca anunciou para maio um workshop internacional sobre património ferroviário, com o apoio da Entidade Regional de Turismo.

Tejo elemento central no desenvolvimento da Região de Lisboa
Câmara quer atrair entidades do concelho para esta candidatura 
O presidente da Câmara do Barreiro sublinha que a visão estratégica, na qual coloca o “Tejo como elemento central no desenvolvimento da Região de Lisboa”, na qual se insere a atividade portuária.
Carlos Humberto salientou ainda o património “riquíssimo” do Barreiro tanto no nível ferroviário, industrial e moageiro, que "é preciso preservar tendo consciência dos limites da nossa capacidade”.
A candidatura é assente  em quatro objetivos centrais: A centralidade;  que visa "reposicionar o Município do Barreiro enquanto centralidade nacional e potencialmente internacional, nos segmentos do turismo industrial". Participação,  onde se quer "construir um território e um percurso de participação". Valorização, onde a autarquia quer "afirmar uma estratégia de desenvolvimento local com uma vertente que assente na valorização do património material, imaterial e natural do Concelho". E, por último, explica  Mónica Duarte, técnica municipal responsável pelo projeto,  a identidade, onde se quer "reforçar os sentimentos de pertença da comunidade".
.
Agência de Notícias

Comentários