Sesimbra realiza Assembleia Municipal de Jovens

Atleta olímpica é madrinha do projeto de cidadania jovem  

A velejadora olímpica Joana Pratas é madrinha da 12.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens, projeto de promoção da cidadania dirigido às escolas do concelho de Sesimbra, promovido pela Assembleia Municipal de Sesimbra. Dezenas de jovens e professores de várias escolas do concelho vão estar envolvidos neste projeto, que este ano tem como tema 'o Mar de Sesimbra na Europa e no Mundo', um assunto pleno de atualidade, não apenas pela sua influência na identidade e economia sesimbrense, mas também pela discussão crescente em torno da economia do mar. O projeto, com 12 anos, é visto como “uma referência em todo o país, devido ao seu papel na promoção da cidadania no seio da comunidade escolar, tendo envolvido centenas de jovens e dezenas de professores de escolas de Sesimbra”, explica a autarquia. “O projeto tem contribuído igualmente para que os eleitos locais percebam as expetativas das novas gerações em relação ao futuro do concelho”, diz Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra. 
Joana Pratas é madrinha da Assembleia Municipal de Jovens 

"Sendo o tema deste ano O Mar de Sesimbra na Europa e no Mundo, era importante familiarizar os jovens com as várias dimensões relacionadas com o mar, incluindo a desportiva, e por isso pareceu-nos que a escolha de Joana Pratas, tal como todo o programa de visita, enquadram-se neste objetivo", sublinhou Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, durante a eleição da Mesa da Assembleia, que este ano decorreu no Comité Olímpico Nacional, e que para além de Joana Pratas contou com a presença do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e dos velejadores olímpicos Carlos Ribeiro Ferreira e Álvaro Marinho, que partilharam as suas experiências no maior evento desportivo do mundo.
Inês Mendes, aluna da Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti, foi eleita presidente da Mesa da 12ª Assembleia Municipal de Jovens. Do órgão fazem ainda parte Simão Amigo, do Agrupamento de Escolas de Sampaio, e João Vidal, da Escola Básica 2,3 de Sesimbra, Navegador Rodrigues Soromenho, escolhidos pelos alunos para 1º e 2º secretário, respetivamente.
Antes da votação para escolha dos representantes, os alunos visitaram o porto de Setúbal, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, onde ficaram a par das competências destas entidades e importância das várias vertentes associadas à economia do mar.
Foi assim um dia bastante preenchido com experiências muito úteis para a elaboração das suas propostas das várias bancadas, que serão apresentadas e discutidas na Assembleia Municipal de Jovens, no dia 9 de Maio, na Escola Básica de Sampaio.
Até lá, e à semelhança dos anos anteriores, o projeto vai proporcionar aos alunos o acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos autarcas locais, no âmbito da iniciativa Eleito Por Um Dia, outra atividade enriquecedora para os participantes.
Em 2015 participam na Assembleia Municipal de Jovens o Agrupamento de Escolas de Sampaio, a Escola Básica 2,3 de Sesimbra, Navegador Rodrigues Soromenho, a Escola Básica Integrada da Boa Água, a Escola Básica Integrada da Quinta do Conde e a Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti, da Quinta do Conde.

As Cores da Cidadania
A Assembleia Municipal de Jovens tem como objetivo "fomentar a participação das novas gerações, reforçar o espírito de cidadania, contribuir para a sua formação, através do desenvolvimento da sua personalidade e formação do caráter, e proporcionar-lhes um maior conhecimento da realidade local e das instituições democráticas", diz a presidente da Assembleia Municipal.
A iniciativa também tem sido destacada como um bom exemplo de promoção da cidadania, e é uma referência nos projetos educativos das escolas do concelho.
No âmbito da Assembleia Municipal de Jovens realiza-se a 8.ª edição do concurso As Cores da Cidadania. A iniciativa destina-se aos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico de 14 escolas do concelho, e pretende promover a realização de trabalhos inéditos nas áreas da poesia, composição e desenho, alusivos à mesma temática da Assembleia Municipal de Jovens.
Os vencedores de cada uma das áreas serão conhecidos no dia 9 de Maio, em cerimónia a realizar na Sala Multiusos da Fortaleza de Santiago.
O concurso As Cores da Cidadania tem como principais objetivos "aprofundar o conhecimento e o espírito crítico da vivência em sociedade, incentivar o sentido artístico e literário, e sensibilizar os mais novos para os direitos e deveres em cidadania entre povos e culturas diferentes", conclui a autarquia.
Em doze anos de existência, a Assembleia Municipal de Jovens envolveu mais de 700 alunos e dezenas de professores de vários estabelecimentos de ensino do concelho de Sesimbra.

Agência de Notícias

Comentários