Alcochete investe na segurança dos munícipes

Seis mil euros para melhor segurança das pessoas em Alcochete e São Francisco 

Com o objectivo de dar resposta a algumas reivindicações apresentadas pelos munícipes, a Câmara de Alcochete  investiu seis mil euros "na concretização de um conjunto de acções que vêm reforçar a segurança dos cidadãos", diz a autarquia em comunicado. Em São Francisco, na Avenida Corvo-Marinho foi executada uma passadeira com lomba com vista a reduzir a velocidade nesta via junto ao Centro Escolar de São Francisco. No núcleo antigo de Alcochete, a autarquia avançou para melhorias da circulação automóvel e contrariar o estacionamento abusivo na Rua João Facco Viana, na parte velha da vila. A autarquia construiu ainda duas paragens de autocarros; em São Francisco e na rotunda do  Entroncamento, em Alcochete. Esta intervenção custou dois mil e 500 euros. 
Passadeira junto ao centro escolar de São Francisco era prioridade

Esta medida, explica a autarquia, "já tinha sido solicitada pela comunidade escolar, por forma a garantir uma maior segurança na circulação de peões e a assegurar o cumprimento da velocidade máxima (30km/h) estabelecida para este local". A colocação desta passadeira com lomba, junto ao Centro Escolar de São Francisco, foi um trabalho executado por administração directa e representou um custo de três mil e 500 euros.
Ainda na mesma Freguesia, na Rua Futebol Clube de São Francisco, foi colocado no passado mês de Janeiro, um abrigo na paragem de autocarro existente neste arruamento, uma acção que foi também executada na paragem existente junto à rotunda do Entroncamento, em Alcochete.
Construídas pelos serviços municipais, as duas paragens de autocarros representaram um custo de dois mil e 500 euros e "vieram dar resposta às solicitações de munícipes que utilizam transportes públicos e que, até à data, não dispunham de nenhum abrigo para se protegerem das condições meteorológicas mais adversas", conclui fonte da autarquia de Alcochete.

Alteração na circulação automóvel na Rua João Facco Viana  
Melhorar a circulação automóvel e contrariar o estacionamento abusivo foram os principais objectivos da intervenção realizada na Rua João Facco Viana, na vila de Alcochete.
Integrada no núcleo antigo da vila, esta rua apresentava, diz a autarquia, "alguns constrangimentos ao nível da circulação não só automóvel, mas também pedonal". Para atenuar estas dificuldades, numa primeira fase, a Autarquia realizou um conjunto de trabalhos por administração directa.
Quanto às condições de estacionamento foram sinalizados seis lugares de estacionamento num lado da via e colocadas, no lado oposto, diversas floreiras que evitam o estacionamento abusivo. Quanto à circulação automóvel, deixou se ser permitido o acesso da Rua “O Século” para a Rua João Facco Viana e, na intersecção, entre esta última Rua e a Rua Sant’Ana, foi suprimida a rampa existente e criada outra que, mais nivelada com o pavimento, facilita a circulação entre nos dois arruamentos.
Numa segunda fase, a Câmara de Alcochete "prevê ainda um novo traçado para o passeio existente entre a Rua 'O Século', Rua José André dos Santos e a Rua João Facco Viana de forma a prosseguir com uma política de circulação pedonal e de reduzir o estacionamento abusivo".
A Rua João Facco Viana tem acesso condicionado, com excepção para os moradores, acesso à oficina e cargas e descargas.

Comentários