Santo António da Charneca recebeu autarcas do Barreiro

Saúde, educação e AUGIS na agenda dos autarcas barreirenses 

Após seis dias de Roteiro da Freguesia de Santo António da Charneca, Carlos Humberto, chefe do executivo municipal do Barreiro,  sublinhou “o esforço conjunto dos eleitos do Município e da Freguesia, no sentido de procurar responder, da melhor maneira, aos problemas do quotidiano, neste Concelho de participação e cidadania”.  O último dia ficou marcado pelas visitas à sede do Recreativo União Penalvense, à Escola Básica da Penalva e ao comércio da freguesia. Neste périplo pelos problemas mais prementes da freguesia, realizaram-se reuniões com dezenas de pessoas, foram avaliadas questões colocadas pelo Movimento Associativo, pela comunidade educativa, foram visitadas algumas AUGIS, avaliados problemas ao nível da mobilidade, arborização e arruamentos da freguesia onde, segundo disse Carlos Humberto, a autarquia pretende intervir durante este ano. 
Autarcas visitaram comércio local da freguesia de Santo António

Durante a visita à freguesia de Santo António da Charneca, os autarcas deram especial importância à saúde e à educação. 
Os arranjos exteriores da Unidade de Saúde Familiar de Santo António ainda não foram concretizados. Em relação a esta situação, Carlos Humberto informou que a Câmara do Barreiro já enviou um ofício à Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, ao qual foi anexado um protocolo celebrado entre a autarquia e a ARS, no qual esta entidade "compromete-se a executar os arranjos exteriores e a autarquia assume a manutenção do espaço". 
A verdade é que a Unidade de Saúde se encontra a trabalhar sem que os arranjos exteriores estejam concluídos.
Ao nível da Educação, de  acordo com o presidente da autarquia,  "existem necessidades de intervenção nalgumas escolas, como é o caso das escolas básicas da Cidade Sol e Vila Chã e Jardim de Infância da Fonte do Feto, contempladas no Plano de intervenção das escolas do Município", contou Carlos Humberto. 

Autarcas atentos aos problemas das AUGIS
Em relação às AUGIS (Áreas Urbanas de Génese Ilegal),  Carlos Humberto recorda a deliberação, aprovada em sessão de Câmara, que consiste numa nova metodologia de resposta aos problemas destas áreas urbanas, tendo em conta a situação económica do país. “Pressupõe uma disponibilidade ainda maior do Município para cooperar com as comissões de moradores, ou seja, pressupõe que a autarquia assuma uma coresponsabilização nos processos das AUGIS”, esclareceu o presidente
Neste Roteiro pela freguesia de Santo António da Charneca, foram visitadas várias AUGIS. A pequena AUGI 21 - Rua Gago Coutinho, que ainda não tem comissão organizada. Os autarcas falaram com os proprietários para verem quais os possíveis caminhos a percorrer com vista à reconversão.
Os proprietários da AUGI da Quinta dos Carvalhos necessitam resolver o problema de atravessamento das condutas de saneamento em terrenos particulares. Desbloqueando este processo, "a obra está pronta para avançar", garante a autarquia.
Em relação à AUGI da Rua da Machada, que ainda não conseguiu autorização para atravessar, num terreno privado, as infraestruturas de saneamento. Os proprietários vão agora avançar com os projetos das obras de urbanização para concluir o processo de reconversão.
A comitiva visitou, ainda, a AUGI de Penalva Norte no sentido de analisar as condições para dinamizar o processo de reconversão, nomeadamente através da criação de uma comissão de proprietários.

Agência de Notícias


Comentários