Rumo recupera antiga escola Conde Ferreira no Barreiro

"Um polo de dinamização da atividade cultural e de integração das pessoas"

A Câmara do Barreiro e a Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social, assinaram o Contrato de Comodato, no qual o município do Barreiro cede à referida instituição o imóvel da antiga Escola Conde de Ferreira para que sejam desenvolvidas atividades de animação sociocultural e artística no Barreiro antigo, com a participação de moradores, artistas e associações. Na ocasião foi apresentado o projeto “Escola Conde de Ferreira – Centro de Produção e Participação Artística” dinamizado pela “Rumo” e pelas associações culturais “Hey Pachuco!” e “Out.Ra”, com o apoio da autarquia barreirense. “O que estamos a construir hoje é um projeto que começou há muito tempo. Esperamos que a Escola seja um espaço para todos. Queremos envolver os moradores do Barreiro antigo e fazer uma reabilitação do espaço", explica o presidente da Rumo.
Antiga escola Conde Ferreira vai receber projetos artísticos 

“Um polo de dinamização da atividade cultural e de integração das pessoas da comunidade” foi assim que Carlos Humberto, presidente do município do Barreiro, definiu a futura Escola Conde de Ferreira, uma “casa” que o faz recordar a sua infância e a dos seus filhos.
Na sua opinião, o Barreiro antigo necessita de soluções multifacetadas e deseja que este novo passo seja “um elemento importante neste caminho exigente. É preciso um trabalho persistente, juntando muitos saberes e vontades”, sublinhou o presidente da Câmara.
Este projeto, diz a autarquia em nota enviada ao ADN, "pretende envolver saberes, experiências, diversas áreas socioculturais, diversos parceiros, populações e gerações". Este trabalho pretende "criar um espaço único, inovador, integrado num território com caraterísticas muito próprias, como o Barreiro antigo", refere a mesma nota.
Em relação ao projeto apresentado, o presidente da Câmara do Barreiro, sente-se “muito confiante e, ao mesmo tempo, muito expectante. As associações já deram provas”, conta Carlos Humberto.
O presidente de direção da Rumo, Augusto Sousa, explicou o objetivo do projeto. “O que estamos a construir hoje é um projeto que começou há muito tempo. Esperamos que a Escola seja um espaço para todos. Queremos envolver os moradores do Barreiro antigo e fazer uma reabilitação do espaço, com valores que tenham a ver com a cultura e o bem-estar das pessoas”.
Na apresentação do projeto, Rui Dâmaso e Carlos Ramos, presidentes das associações culturais Out.Ra e Hey Pachuco!, respetivamente, desejaram que a grande comunidade desta Escola se relacione com outros artistas do distrito de Setúbal, do País e do estrangeiro.
O modelo de gestão deste projeto contempla um Conselho de Gestão (composto pela Rumo, Out.Ra e Hey Pachuco!), uma Comissão de Acompanhamento (na qual integram a Câmara do Barreiro, a União de Freguesias do Barreiro e Lavradio e a comissão de moradores) e um Conselho Participativo (composto por artistas).
Numa primeira fase, o projeto irá contemplar a implementação e a reabilitação do espaço, através de alguns recursos financeiros, criando condições básicas para funcionar.
Numa segunda fase, será realizado um projeto total do edifício, procurando, através de candidaturas, financiamentos da União Europeia.

Agência de Notícias

Comentários