Mulher de 102 anos vivia num estábulo em Quinta do Anjo

Neto coloca avó de 102 anos a viver com um cavalo e dois cães 

O homem que maltratou a avó, de 102 anos, colocando-a a viver num estábulo na Quinta do Anjo, Palmela, foi esta semana detido com a companheira pela GNR, que lhe apreendeu uma caçadeira, uma carabina e munições. A investigação do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas da GNR de Setúbal foi desencadeada no seguimento de uma notícia do Correio da Manhã de que uma idosa vivia num estábulo com animais. De acordo com aquele jornal, o neto foi viver com a idosa há alguns anos e meteu-a num estábulo. Os Bombeiros de Palmela e enfermeiros depararam-se com um cenário de horrores. A idosa foi internada cheia de feridas causadas pela falta de higiene. Por haver informações de que o suspeito pudesse ter armas de fogo, o Grupo de Operações Especiais também participou na operação. O casal vai aguardar julgamento em liberdade. 
Idosa foi encontrada a viver com os animais por entre estrume e lixo

"Há dias em que peço a morte". É assim que Domingas Ferreira, 102 anos, resume o tormento pelo qual passou nos últimos tempos. A idosa foi encontrada por enfermeiros e pelos bombeiros de Palmela a viver num estábulo, entre um cavalo, galinhas, cães e montes de estrume. 
Devido às feridas, provocadas pela falta de cuidados de higiene, foi internada no Hospital de São Bernardo, Setúbal, tendo já sido transferida para o Hospital do Outão. O caso ocorreu na última semana, na Quinta do Anjo, Palmela. 
Segundo escreve o Correio da Manhã, Domingas foi colocada a viver num anexo por um neto, que há uns anos passou a residir com a idosa. Com o tempo, o homem ‘empurrou’ a avó para o local onde estão os animais. Domingas Ferreira já estava a ser acompanhada pelo serviço de Cuidados Continuados do Centro de Saúde local. Será transferida para um lar quando tiver alta hospitalar.
A GNR de Setúbal apreendeu na terça-feira uma carabina, uma caçadeira e vários cartuchos durante uma busca realizada na casa onde a idosa foi encontrada.
Segundo adiantou à agência Lusa fonte da GNR, durante a operação, foram constituídas arguidas duas pessoas, incluindo um homem suspeito de maltratar a avó. Na posse do arguido foi ainda encontrado um cartão bancário que pertencia à idosa e com o qual o homem procedia a levantamentos em proveito próprio sem que a avó tivesse conhecimento. 

Junta de Freguesia desconhecia caso 
O Ministério Público vai abrir um inquérito ao caso que está entregue à secção especializada em violência doméstica do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Setúbal. Na Junta de Freguesia da Quinta do Anjo, as assistentes sociais desconheciam a situação da idosa resgatada de um estábulo. "Não era uma pessoa pobre, tinha acompanhamento familiar, mas com relutância em aceitar apoio de alguns familiares. Tudo isto terá levado a que estivesse em condições de higiene pessoal menos recomendáveis", disse o presidente da Junta, Valentim Pinto, sobre a situação de Domingas Ferreira. A idosa partilhava o espaço com um cavalo e outros animais, entre lixo, estrume e sem qualquer condição de habitabilidade.  
Na vizinhança, conta-se que a mulher terá passado todos os bens para o neto, após conflitos com outros familiares. "A sobrinha já me tinha contado que ela não estava bem. Não podia fazer nada, porque mesmo com 102 anos era um bocadinho autoritária. Recusava sair de casa. A família colocou-a no centro de dia e ela não quis. Deixou de ir", contou uma vizinha. 
Outra vizinha do casal que agora aguarda julgamento em casa, "não é só a avó que é vitima de maus tratos. Os animais, especialmente os cães, também são. E se hoje a lei determina multas ou prisão para quem maltrate os animais de companhia será bom que as autoridades vejam o estado destes animais". 

Comentários