Lar para 60 idosos em Santiago do Cacém

Casa do Povo investe 2,1 milhões de euros em Lar em Alvalade

Um lar de idosos com capacidade para 60 utentes foi inaugurado, na semana passada, na vila de Alvalade, concelho de Santiago do Cacém, num investimento de 2,1 milhões de euros. A obra, da responsabilidade da Casa do Povo de Alvalade, começou em 2011 e deveria ter ficado concluída em Junho do ano passado, mas "as intempéries do inverno passado" e "as burocracias existentes" motivaram o atraso, disse o presidente da instituição, Luís Martins da Silva. Apesar de afirmar que o novo equipamento representa a concretização de um "grande sonho" da entidade, o dirigente revelou alguma cautela em relação ao futuro, devido à dívida que foi preciso contrair para executar o projeto. O novo lar foi inaugurado pelo ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares e pelo chefe do executivo municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha e, quando estiver a trabalhar em pleno, vai dar trabalho a 35 pessoas. Por agora, refere a instituição, "os funcionários vão ser recrutados consoante as necessidades". 
Pedro Mota Soares inaugurou lar de idosos em Santiago do Cacém 

A Casa do Povo de Alvalade inaugurou um novo equipamento social, em Alvalade, concelho de Santiago do Cacém. Para o presidente da câmara municipal trata-se “de um momento histórico” para a freguesia de Alvalade, uma vez que “esta era uma obra há muito reivindicada pela população e que vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da mesma”.
O lar de idosos foi construído num terreno cedido pela autarquia, no litoral alentejano, e está orçado em cerca de 2,1 milhões de euros, com comparticipação em 75 por cento por fundos comunitários. A Casa do Povo de Alvalade fica com uma dívida a rondar os 800 mil euros, com a qual Luís Martins da Silva está  "preocupado", embora acredite que é possível saldá-la no prazo máximo de 15 anos.
O presidente da Casa do Povo adianta que este novo equipamento social “tem capacidade para 60 camas”, mas “ainda não admitiram utentes”. Luís Martins da Silva revela ainda que “para já têm um apoio de 27 lugares, ou seja, 22 são admitidos pela instituição” e os “outros cinco pela segurança social” e prevê para breve a entrada em funcionamento deste equipamento “transconcelhio” que vai dar emprego a 35 pessoas quando o total de camas estiver preenchido.
O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social conta que “até ao final do primeiro trimestre deste ano, o Governo vai continuar a celebrar um conjunto de acordos com instituições de cariz social de norte a sul do país”. Pedro Mota Soares informou ainda que o Governo “alocou 50 milhões de euros no Orçamento de Estado para a ação social” com o intuito de “evitar fenómenos de exclusão social”.
O ministro lembra que “em quatro anos conseguiram 13 mil acordos o que se traduz numa comparticipação a quase meio milhão de portugueses”. Pedro Mota Soares realça que “só este ano avançaram com 370 acordos o que corresponde a cerca de 4500 vagas comparticipadas, num investimento de 14 milhões de euros em 2015”.
Álvaro Beijinha acredita que este lar “vai permitir combater a desertificação desta região que tem sido privada de equipamentos de proximidade pelos sucessivos governos”. O presidente da autarquia acrescenta que o município de Santiago do Cacém “conta agora com uma vasta rede de equipamentos na área do apoio social”, que “permitem dar uma cobertura total” às populações seniores do concelho.
A Casa do Povo de Alvalade conta mais de 70 anos de existência, tendo evoluído do objetivo inicial, de apoiar os trabalhadores agrícolas, para a ação social que desenvolve atualmente. A instituição gere uma creche e jardim-de-infância com 50 crianças e um centro de dia com 90 utentes.Através do serviço de apoio ao domicílio presta ainda assistência a 75 idosos, 25 dos quais sete dias por semana.

Agência de Notícias

Comentários