Hospital de Almada promete radiologistas para breve

Hospital Garcia de Orta desdramatiza falta de radiologistas à noite

O Hospital Garcia de Orta não tem médicos radiologistas presentes no serviço de urgências durante o período da noite. Para contornar esta dificuldade muitas ecografias são transformadas em TAC cuja leitura é assegurada por médicos externos em sistema de telemedicina, avançou uma reportagem do Diário de Notícias. Nos casos menos graves, os utentes fazem as ecografias apenas às oito horas da manhã da seguinte. A administração do hospital promete para breve a cobertura do serviço de radiologia naquele horário da noite, garantindo que até à data não foi preciso transferir qualquer doente por falta de serviço nocturno. A administração do hospital de Almada lembra que estão a "aguardar o início de funções de dois médicos contratados em quatro operações de recrutamento realizadas nos últimos três meses".
Hospital Garcia de Orta sem radiologista no período da noite 

De acordo com o Diário de Notícias, o Hospital Garcia de Orta está sem médico radiologista na urgência a partir das 20 horas, um serviço que é considerado fundamental já que são estes especialistas que fazem os relatórios de exames como raio-x, ecografias ou tomografia axial computorizada (TAC).
O Garcia de Orta tem, segundo o DN, dez radiologistas, seis deles a trabalhar em part-time. E isso motivou a preocupação da diretora do serviço de radiologia, Cecília Bagulho, que o comunicou à diretora clínica Paula Breia, via email, em Dezembro e Janeiro, afirmando que existia “inconsistências das coberturas de banco no período das 20-24 horas”. No início de Fevereiro voltou a alertar o serviço de urgência e a administração de que não estavam a cumprir a lei, pois esta diz que é obrigatório um serviço de radiologia disponível 24 horas por dia.
O artigo adianta ainda que o Ministério da Saúde diz que “não têm sido transferidos doentes por falta de apoio da radiologia”, garantindo que os horários parciais “estão a ser revistos” e que serão alargados até às 24h diárias.
Jaime Mendes, presidente da secção Sul da Ordem dos Médicos, admitiu ao DN que este não é caso único em Portugal. “Quase todos os hospitais estão a funcionar desta maneira a partir das 20 horas”, reconheceu o responsável da Ordem.

Administração promete resolver situação em breve 
Em resposta à Lusa, a administração do Garcia de Orta garantiu que "a curto prazo será retomada a cobertura até às 24 horas" de médicos radiologistas no serviço de urgência. A administração hospitalar admitiu que a cobertura médica, que por norma decorre das oito da manhã à meia-noite, tem "transitoriamente em alguns dias tido cobertura até às 20 horas", lembrando que estão a "aguardar o início de funções de dois médicos contratados em quatro operações de recrutamento realizadas nos últimos três meses".
Segundo a administração hospitalar, quando não há médico radiologista presente, recorre-se, "há muitos anos, e como em vários hospitais, a empresas de telemedicina, que não sendo a solução ideal, tem sido a situação possível, com a legislação atual". Foi ainda garantido que têm sido prestados cuidados "a todos os doentes, sem necessidade, até à data, de transferir nenhum doente", garantiu a administração do maior hospital do distrito de Setúbal.

Comentários