Grândola ajuda na criação de uma biblioteca em Timor

Câmara arrancou campanha de "um livro para Lautém" 

No âmbito de um acordo estabelecido com o Governo da República Democrática de Timor-Leste as Câmaras Municipais de Grândola e Lagoa, Algarve, estão a apoiar o processo de construção do Poder Local no distrito de Lautém, em Timor-Leste, e irão desenvolver um conjunto alargado de iniciativas, durante o ano de 2015, visando a formação e qualificação de técnicos timorenses e o apoio técnico e logístico à criação do futuro município de Lautém.
Câmara de Grândola ajuda vila de Timor a construir biblioteca 

Uma das prioridades estabelecidas pelo Governo da República Democrática de Timor-Leste no âmbito desta cooperação é o reforço da língua portuguesa naquele país.
Nesse sentido as Câmaras de Grândola e Lagoa vão ajudar a criar a Biblioteca Municipal de Lautém, procurando "disponibilizar os livros e o equipamento necessário para o funcionamento daquele equipamento", disse a autarquia de Grândola em comunicado.
Para esse efeito o município do litoral alentejano lançou uma campanha pública de solidariedade com Lautém, apelando a cada cidadã e cidadão do concelho para "oferecerem um livro para a futura biblioteca daquele território. De acordo com as orientações partilhadas, os livros deverão incidir, essencialmente, na componente literária, técnica e de formação em Língua Portuguesa, com exceção de manuais escolares. A sua participação neste projeto é determinante. Apoie esta causa, oferecendo um livro a Lautém", pede a autraquia.
A sua oferta poderá ser entregue até ao final de Fevereiro, na Biblioteca Municipal de Grândola onde poderá ainda obter mais informações ou esclarecimentos sobre esta campanha.

A história de Lautém 
Lautém (em tétum Lautein) é um dos 13 distritos administrativos de Timor-Leste, localizado na ponta oriental da ilha de Timor e inclui o ilhéu de Jaco. Possui 57.453 habitantes (Censo de 2004) e uma área de 1.702 km².
O distrito de Lautém é idêntico ao concelho do mesmo nome do tempo da ocupação portuguesa. O distrito de Lautém inclui os subdistritos de Iliomar, Lautém Moro, Lospalos, Luro e Tutuala.
Para além das línguas oficiais do país, o tétum e o português, no distrito de Lautém cerca de 30 mil pessoas expressam-se em fataluco, idioma com raízes nas línguas papuas, faladas na ilha da Nova Guiné.

Agência de Notícias

Comentários