FIAR Abrigo no Centro Histórico de Palmela este mês

Brecht inspira espetáculo com participação da comunidade

Faz frio. Parece, nestes dias tão próximos do Pino do Inverno, que sair de casa é um acto à revelia da própria natureza. Mas há aqueles que não podem esperar; aqueles que não querem esperar; ou ainda aqueles a quem a simples palavra revelia é sobeja para lhes animar o espírito e o corpo. São esses que tornam às ruas, nem que seja de passagem, em busca do... regresso do Festival Internacional de Artes de Rua de Palmela. O FIAR está de regresso ao Centro Histórico de Palmela já este mês. No dia 22, o ponto de partida para o Evento FIAR Abrigo é a passagem na “ascensão e queda da cidade de Mahagony” de Brecht em que a cidade por pouco não é destruída por um furacão. A 21 de Fevereiro, Mary Poppins, a mulher que salvou o mundo, instala-se no Cineteatro S. João. Trata-se de um "adoçar de boca" para o regresso do Festival que regressa em grande no pino do verão de 2016.
FIAR Abrigo realiza-se a 21 e 22 de Fevereiro em Palmela 

O FIAR – Festival Internacional de Artes de Rua estará de regresso às ruas do Centro Histórico de Palmela no verão de 2016, e para promover o evento e relançar a parceria, a Câmara Municipal e a FIAR Associação Cultural apresentam, nos dias 21 e 22 de Fevereiro, o programa FIAR Abrigo.
No centro do programa, está o evento FIAR Abrigo, criado de raiz para o espaço do edifício do antigo quartel da GNR de Palmela, a apresentar no domingo, dia 22, a partir das 21 horas. A iniciativa, que contará com a participação da comunidade, inspira-se num excerto do texto de Bertolt Brecht, inserido na ópera “Ascensão e queda da cidade de Mahagonny”, para transformar o espaço num verdadeiro abrigo. "Aí chegados, trocarão sorrisos cúmplices, verão nos olhos de cada um a fagulha dessas fogueiras rituais com as quais a humanidade primeiro se apartou da natureza. E ocuparão o espaço, farão dele o seu abrigo, para aí partilhar histórias e vivências", explica a associação para promover o grande invento deste inverno. Recomendações aos públicos: "tragam comida para o abrigo e venham agasalhados". A entrada custa três euros.
Na noite de sábado, dia 21, às 21h30, sobe ao palco do Cineteatro S. João a peça “Mary Poppins, a mulher que salvou o mundo”, pelo Teatro do Elétrico, com texto e encenação de Ricardo Neves-Neves. "Surpreendente, enigmático, divertido, ligeiro, profundo, analítico, rigoroso, disfarçado de ingénuo, escudando-se na lengalenga infantil, no imaginário pop (ou mesmo sub-pop, como se diz dos sub-20s)2, diz o critico Jorge Silva Melo. As entradas valem cinco euros.  

FIAR acontece em Julho de 2016
Este programa acontece no âmbito do Protocolo de Cooperação, celebrado entre o Município de Palmela e a FIAR – Associação Cultural no dia 14 de Janeiro, que veio abrir novos caminhos para a concretização do Festival. A autarquia reconhece a importância do FIAR para as populações de Palmela, que aderem e participam, e para agentes culturais, criadores e públicos que, aqui, têm encontrado novos palcos e novas propostas, que aliam a tradição à contemporaneidade.
Para Álvaro Amaro, presidente da autarquia de Palmela, o Festival Internacional de Artes de Rua, "faz história e acrescenta valor" e "os criadores continuam a fazer acontecer", pelo que a organização está satisfeita com o modelo encontrado e empenhada em envolver outros parceiros e captar verbas – através, por exemplo, de mecenato e de candidaturas a fundos de apoio - para que o Festival possa continuar a crescer, numa nova dinâmica.
O Protocolo a celebrar prevê, entre outros aspetos, uma comparticipação financeira da autarquia no valor global de 30 mil euros, a atribuir da seguinte forma: 2015 (15 mil euros); 2016 (10 mil euros) e 2017 (cinco mil euros) e a apresentação de uma iniciativa promotora do Festival no primeiro trimestre de 2015. A autarquia compromete-se ainda em dar apoio técnico, transportes e logístico, para além do apoio da promoção e divulgação do evento bem como cedência de instalações para o desenvolvimento da atividade da associação.
O FIAR realiza-se de dois em, dois anos, em Julho, no centro histórico de Palmela onde "artistas e espetadores de todo o mundo, juntamente com a população, abraçam-se e a vila dá um extraordinário passo em frente".

Agência de Notícias

Comentários