Barreiro quer Baía do Tejo como "um pólo cultural"

Autarquia quer criar rota turística do trabalho e da indústria do Barreiro

“Uma memória e um futuro para o Barreiro, reforço e promoção da identidade territorial” é o nome da candidatura elaborada no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa do Quadro de Referência Estratégico Nacional que foi apresentada aos parceiros na autarquia. O chefe do executivo municipal considera que esta é “uma candidatura que vai qualificar uma parte do património ao nível do imaterial” do concelho e mostra-se “confiante, pois vai pela primeira vez, de forma estruturada, aproveitar as novas tecnologias de comunicação, representando um passo embrionário para os próximos passos que vão ter de dar ao nível do turístico e da rota do trabalho e da indústria do Barreiro”. No sentido de concretizar o envolvimento dos parceiros neste projeto, vai ser assinada uma carta de intenções, que até meados deste mês, vai ser analisada pelas entidades presentes.
Câmara do Barreiro apresentou projeto a parceiros 

Carlos Humberto adianta que esta candidatura vai, por outro lado, “permitir catapultar o espaço memória, localizado no território da baía do Tejo”, ambicionando “fazer deste espaço um pólo cultural”, explica o presidente da autarquia do Barreiro.
Já a vereadora pela área sócio cultural entende que a“questão central deste trabalho” é “valorizar aquilo que diferencia o concelho do Barreiro dos outros municípios”.
Regina Janeiro acrescenta ser necessário fazer a “ligação do Barreiro ao seu passado industrial” e refletir como se pode “ transformar em algo positivo aquilo que alguns vêm como negativo”. A autarca considera que o projecto “nunca vai poder ir tão longe se não tiver o envolvimento das entidades que fizeram parte dessa memória”.
No sentido de concretizar o envolvimento dos parceiros neste projeto, vai ser assinada, num futuro próximo, uma carta de intenções, que até meados deste mês vai ser analisada pelas entidades presentes. Esta candidatura foi aprovada no final de 2014 e integra o eixo prioritário “Promoção e Capacitação Institucional”, com término a 30 de Junho de 2015, financiada a 40 por cento pelos fundos comunitários.

Os quatro principais objetivos do projeto 
A candidatura é assente  em quatro objetivos centrais: A centralidade;  que visa "reposicionar o Município do Barreiro enquanto centralidade nacional e potencialmente internacional, nos segmentos do turismo industrial". Participação,  onde se quer "construir um território e um percurso de participação". Valorização, onde a autarquia quer "afirmar uma estratégia de desenvolvimento local com uma vertente que assente na valorização do património material, imaterial e natural do Concelho". E, por último, explica  Mónica Duarte, técnica municipal responsável pelo projeto,  a identidade, onde se quer "reforçar os sentimentos de pertença da comunidade".
O projeto foi apresentado à Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL); Bensaúde, Sovena, Portugal; Associação Cultural Out.Ra; Associação de Cicloturismo Fidalbyke; Baía do Tejo, SA; Escola de Fuzileiros; Fisipe-Fibras Sintéticas de Portugal SA e EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, SA.

Agência de Notícias


Comentários