Porto de Setúbal lança concurso para expansão

Expansão do terminal ro-ro é mais um sinal de solidez do porto de Setúbal  

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra lançou o concurso público para a execução do projecto de expansão do terminal roll-on roll-off (utilizado no transporte de veículos) para jusante, que vai decorrer até final deste mês de Janeiro. O concurso para a expansão do terminal ro-ro de Setúbal, um dos investimentos prioritários definidos no plano estratégico do Governo, decorre até ao final do mês. O investimento previsto é de 3,5 milhões de euros. A infraestrutura de Setúbal pode vir a ser “um porto core até 2018, com 10 milhões de toneladas anuais, tendo em conta a sua grande capacidade instalada”, informa a administração do porto em comunicado. Desde 1994 até 2014, o movimento do porto duplicou, passando de cerca de quatro milhões de toneladas para oito milhões. 
Terminal de automóveis do porto de Setúbal continua a crescer 

Em comunicado, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) refere que o investimento é de 3,5 milhões de euros, sendo este um dos projectos prioritários previstos no Plano Estratégico dos Transportes e Infra-Estruturas (PETI 3+), apresentado pelo Governo em Abril de 2014.
"A obra vai criar mais 5,8 hectares de terrapleno no terminal para melhorar o serviço de importação e exportação de automóveis e permitir oferecer serviços de valor acrescentado na importação e exportação de veículos, serviços actualmente executados em parque de segunda linha", acrescenta a APSS no comunicado.
O objectivo, diz ainda, é criar no porto de Setúbal "um hub ro-ro de crosstrade intercontinental na ligação entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo e, de igual modo, potenciar a distribuição de automóveis para Portugal e Espanha, até Madrid com áreas de actividades logísticas especializadas no interior do porto".
O PETI definiu 59 projectos prioritários para serem executados até 2022, num investimento estimado em 6.067 milhões de euros.

Setúbal quer chegar a porto core em 2018
A administração do porto sadino confia que nasça “um porto core até 2018, com 10 milhões de toneladas anuais, tendo em conta a sua grande capacidade instalada”, informa a administração do porto em comunicado
Este prognóstico deve-se ao facto do movimento de contentores no porto de Setúbal ter ultrapassado a marca dos 100 mil TEU [unidade de medida dos contentores], em 2014. No total, a administração do porto refere que foram movimentados “mais de 103 mil TEU”, o que representa “um crescimento de perto de 47 por cento” face ao ano de 2013.
A infra-estrutura portuária faz ainda notar que nesta tipologia de carga, entre 2010 e 2014,“foi possível duplicar o movimento em número de TEU”. O documento acrescenta que 2014 “é um ano que passa a figurar na história do porto de Setúbal como um ano de união de vontades das empresas da Comunidade Portuária de Setúbal” e de “todos os seus trabalhadores, na rentabilização das infra-estruturas existentes”, dando “uma resposta efectiva” e competitiva às necessidades das empresas clientes”.
Esta sinergia permitiu também “ultrapassar os oito milhões de toneladas de carga em 2014, mantendo um crescimento de um milhão de toneladas por ano, nos últimos três anos”, revela a administração da infraestrutura portuária. 
Desde 1994 até 2014, o movimento do porto duplicou, passando de cerca de quatro milhões de toneladas para oito milhões. 



Comentários