Nova Horta Comunitária nasce em Palmela

Câmara dinamiza Projeto de Hortas Comunitárias do Concelho

A Câmara de Palmela está a dinamizar a segunda fase do Projeto de Hortas Comunitárias do Concelho, com a criação de uma nova horta na Urbanização Serra Grande, em Palmela. O Município disponibiliza aos munícipes 21 talhões de terreno para cultivo, em modo biológico, de hortícolas, ervas aromáticas ou medicinais, e oferece formação para o efeito. As inscrições decorrem entre 22 de Janeiro e 20 de Fevereiro. Na Quinta do Pinheiro, lado sul de Pinhal Novo, foi o primeiro local a receber este tipo de hortas urbanas do concelho de Palmela. As hortas comunitárias chegam este ano à vila de Palmela e o projeto vai ainda chegar a Quinta do Anjo e ao lado norte de Pinhal Novo, onde pode-se dizer que o provérbio "cada um colhe o que semeia"  não podia estar mais certo. 
Inscrições abertas para horta comunitária da Serra Grande, em Palmela

A primeira Horta Comunitária do Concelho está, já, em atividade no Pinhal Novo e, numa fase posterior, será criado um segundo local nesta freguesia e um novo espaço em Quinta do Anjo. Para o Município, este projeto "reveste-se de especial importância, já que responde a necessidades que têm vindo a ser identificadas, no que diz respeito à qualidade de vida da população".
As hortas comunitárias são uma forma simples e eficiente de aderir à agricultura sustentável, tendo a vantagem de reduzir as despesas do orçamento familiar, educando os mais novos para a importância do ambiente e ainda contribuem para uma alimentação mais saudável. Estes pequenos "pontos verdes" escondidos na confusão dos meios urbanos são espaços onde se respira natureza e onde qualquer um pode ser agricultor.
Assim, face aos constrangimentos económicos e sociais da atualidade, este projeto "reveste-se de especial importância, uma vez que responde a necessidades que têm vindo a ser identificadas, nomeadamente, no que diz respeito à qualidade de vida da população", explica a autarquia.
De acordo com a Câmara de Palmela, a implementação das Hortas Comunitárias "permitirá aos munícipes, entre outros aspetos, produzir, localmente, alimentos de elevado valor nutritivo, complementando a sua dieta; complementar o rendimento familiar; consolidar ou adquirir hábitos mais saudáveis de consumo e ocupação de tempos livres; reencontrar o sentido comunitário, reforçando laços de solidariedade local e recuperar ou reforçar relações intergeracionais". 
Na Quinta do Pinheiro, lado sul de Pinhal Novo, foi o primeiro local a receber este tipo de hortas urbanas do concelho de Palmela. As poucas parcelas [nove talhões] disponíveis depressa foram ocupadas. Agora em Palmela, na Serra Grande, recebe mais 21 parcelas de terreno. O projeto vai ainda chegar a Quinta do Anjo e ao lado norte de Pinhal Novo, onde pode-se dizer que o provérbio "cada um colhe o que semeia" não podia estar mais certo. Por lá vai-se praticar uma agricultura livre de químicos e pesticidas, a qualidade dos produtos que ali se vão colher aliciam qualquer um a aderir a este tipo de projetos.
As pessoas interessadas devem preencher a ficha de inscrição no projecto que deve ser entregue nos balcões de atendimento da câmara municipal - em Palmela, Pinhal Novo ou Quinta do Anjo - acompanhada por uma fotocópia de um documento de identificação e da declaração de IRS. Em alternativa, estes documentos podem também ser enviados para o endereço de correio electrónico apaulino@cm-palmela.pt ou por correio postal para "Divisão de Atendimento da Câmara Municipal de Palmela, Largo do Município, 2954-001 Palmela".
A proposta de Regulamento, aprovada pela Câmara em Julho de 2013, foi sujeita a apreciação pública e deliberação da Assembleia Municipal e está disponível para consulta, com a ficha de inscrição, no site da Câmara de Palmela.
Mais informações através do e-mail depa@cm-palmela.pt ou do tel. 212336692.

Agência de Notícias

Comentários