Montijo atribui 140 mil euros a Bombeiros do concelho

Câmara do Montijo ajuda bombeiros do concelho 

Foram aprovados no dia 21 de Janeiro, em reunião de câmara, dois protocolos a celebrar com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Montijo e de Canha. Os dois protocolos resultam de conversações decorridas em 2014, durante vários meses, onde foi possível alcançar um amplo consenso entre as partes. Ao assinar estes protocolos o município assume, assim, que as duas corporações de bombeiros desempenham uma importante ação de responsabilidade social, mantendo um corpo de bombeiros ativo, com responsabilidade de prestação de diversos serviços, no âmbito da proteção civil, da segurança, da saúde e do socorro às populações.
Bombeiros do Montijo e Canha recebem apoio municipal 

À Associação de Bombeiros Voluntários do Montijo foi atribuído um montante anual de 111 mil e 700 euros, o que corresponde a um apoio mensal de 10 mil e 500 euros. “Um aumento elevado porque se refere, nomeadamente, a apoios no âmbito da proteção civil e da prestação de serviços nas piscinas municipais”, afirmou Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo.
“Para além disso, foram também incluídos outros serviços como a lavagem de ruas e de contentores”, esclareceu o presidente.
Aos Bombeiros Voluntários de Canha foi aprovado a atribuição de um apoio financeiro com o montante anual de 30 mil euros, o que corresponde a um apoio mensal de 2500 euros.
“A grande diferença é a dimensão do quartel e o facto de esta associação não nos prestar serviços”, explicou o presidente, justificando a diferença do valor atribuído a uma e a outra Associação.
No sentido de reafirmar a equidade no tratamento entre instituições, o autarca salientou que, a partir de agora, a Associação dos Bombeiros de Canha só pagará 25 por cento da eletricidade que consumir, passando a estar em pé de igualdade com a sua congénere do Montijo.
Ao assinar estes protocolos o município assume, assim, que as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Montijo e de Canha desempenham uma importante ação de responsabilidade social, mantendo um corpo de bombeiros ativo, com responsabilidade de prestação de diversos serviços, no âmbito da proteção civil, da segurança, da saúde e do socorro às populações.

Agência de Notícias

Comentários