Fotografias de Setúbal no século XIX entram na história

`Álbum Setubalense´, de Anthero Seabra classificado de interesse nacional 

A qualidade e raridade das fotografias do século XIX que constituem o `Álbum Setubalense´ foram razões que levaram à classificação pelo Governo daquele património como "bem de interesse nacional", disse hoje Carla Barros, do Centro Português de Fotografia. Comentando a classificação, Carla Barros disse à agência Lusa que "o `Álbum Setubalense´, de Anthero Frederico Ferreira de Seabra (1821-1883), foi classificado pela raridade e qualidade das fotografias, mas também pela importância do autor na história da fotografia em Portugal". As fotografias mostram várias vistas da cidade e de monumentos da altura. Estas provas fotográficas do `Álbum Setubalense´ foram, "seguramente, das primeiras fotografias efetuadas em Portugal, com o intuito de registar a topografia das cidades", refere a técnica do Centro Português de Fotografia. 
Fotografo fotografou cidade de Setúbal no Século XIX

Constituído por um conjunto de doze fotografias de Setúbal no século XIX, o `Álbum Setubalense´ mostra com era a cidade naquela época, através de várias vistas panorâmicas e de imagens das igrejas de Santa Maria, São Julião e Nossa Senhora da Saúde vista vista do Largo das Almas, ruínas do Convento de São Francisco, Praça de Palhais, antigo Liceu Municipal, Paços do Concelho, Gazometro, Mosteiro e Cerca de Brancanes e uma vista dos arrabaldes da cidade.
Estas fotografias estão identificadas com temática, esta dada pelo autor, Anthero Frederico de Seabra, ou pelo possível proprietário, Henrique José das Neves e representam a Igreja de N.ª Sª. de Saúde vista do Largo das Almas, Panorama da cidade vista de nascente, Panorama da cidade vista de poente, Ruínas do Convento de S. Francisco e vista da cidade, Panorama da cidade vista da Quinta d? Aranjues, Praça de Palhaes e Lyceu Municipal, Paços do Concelho, Igreja de S. Julião, Igreja de Sª. Maria, Gazometro, Mosteiro e Cerca de Brancanes, Uma vista dos arrabaldes da cidade.
Segundo Carla Barros, técnica superior do Centro Português de Fotografia, a utilização do processo fotográfico `albumina´ também foi um fator importante para a classificação das fotografias de Anthero  Seabra como bem de interesse nacional.
"Trata-se de um processo fotográfico por exposição solar, que se caracteriza pela utilização de albumina (clara do ovo) e de nitrato de prata para tornar o papel mais sensível ao registo de imagens, através do contacto entre o negativo e o papel", explicou a responsável do Centro Português de Fotografia.
Estas provas fotográficas do `Álbum Setubalense´ foram, "seguramente, das primeiras fotografias efetuadas em Portugal, com o intuito de registar a topografia das cidades, como refere António Sena, autor da História da Imagem Fotográfica em Portugal 1839/1997", acrescentou.
O `Álbum Setubalense´, propriedade de um particular, permitiu complementar a documentação fotográfica sobre Anthero de Seabra, que já se sabia ter fotografado outras cidades, como Viana do Castelo, Guimarães, Braga, Porto, Coimbra e Lisboa.

Agência de Notícias

Comentários

  1. Atenção que a legenda da fotografia induz em erro. Entre 1821 e 1883 viveu o fotógrafo. As fotos são, segundo o decreto que as classifica, de 1860.
    Outra questão é a de que a fotografia, tal como está, torna impossível a sua localização, pois está invertida.
    Cumprimentos,

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