Enguias de Santiago do Cacém à prova durante 10 dias

Enguias "escorregam" pelos restaurantes de Santo André

As enguias da lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, são o prato principal de um novo festival gastronómico de dez dias organizado pelo município, cuja primeira edição começa no dia 23 de Janeiro. A iniciativa decorre em sete restaurantes localizados na freguesia de Santo André, que apresentam pratos confeccionados com as enguias capturadas na lagoa, "uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas locais" divulgou o município do litoral alentejano. Enguias fritas e grelhadas, ensopado de enguias, caldeirada de enguias, ou cataplana de enguias, são alguns dos pratos que restaurantes aderentes vão disponibilizar, com o intento de dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local. Para a autarquia de Santiago do Cacém, o primeiro Festival da Enguia da Lagoa de Santo André serve para "catapultar um produto que é local, genuíno e único".
Santo André dedica 10 diz aos sabores da enguias locais 

Fritas ou grelhadas, em ensopado ou numa caldeirada. Assim se exibem, pela primeira vez, as enguias da Lagoa de Santo André, em Santiago do Cacém, consideradas das melhores de Portugal.Diz-se que os “olhos também comem” mas, neste caso, é necessário recorrer ao palato para provar e comprovar. Não sendo muito atractiva ao olhar, a ágil enguia não deixa de ser, para quem aprecia, uma das maravilhas da gastronomia.
E é precisamente este peixe que vai estar em destaque naquele que é o 1º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, entre 23 de Janeiro e 1 de Fevereiro.
A Câmara de Santiago do Cacém organiza o festival gastronómico com o objectivo de “catapultar um produto que é local, genuíno e único". "Nós sabemos que há outros locais no país onde se apanha e confeciona a enguia, mas entendemos que a nossa é a melhor, não menosprezando os outros locais” salienta o líder da autarquia, Álvaro Beijinha.
O presidente do município não esconde que a intenção é “poder dar a conhecer, para quem não conhece, esta iguaria que é muito local e que tem uma tradição muito forte, em particular na freguesia de Santo André”, onde os pratos confecionados com as enguias locais são “únicos”, devido à sua qualidade.
Sete restaurantes aderem à iniciativa que durante dez dias promete fazer as delícias dos que já são fãs e abrir o apetite a novos apreciadores.
Por outro lado, trata-se de mais uma oportunidade que visa “criar um motivo de atração para pessoas fora do município, para que nos possam visitar e, depois, para além de comerem as enguias, visitarem o nosso património, comprarem no comércio local, ficarem alojados nos nossos hotéis e, obviamente, ter aqui um contributo para o desenvolvimento da economia local”, conclui o presidente da Câmara de Santiago do Cacém.
Enguias fritas e grelhadas, ensopado de enguias, caldeirada de enguias, ou cataplana de enguias, são alguns dos pratos que restaurantes aderentes vão disponibilizar, com o intento de dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local.
Os restaurantes participantes são A Charrua - Kasa das Espetadas, Cascalheira, Chez Daniel, Faz-te Esperto, Martins, Quinta do Giz e Ti Lena.
Com a iniciativa, apoiada pela Junta de Freguesia de Santo André, as autarquias esperam dar "um contributo para o desenvolvimento da economia local".
A lagoa de Santo André situa-se na praia da Costa de Santo André e está classificada como Zona Húmida de Importância Internacional.
O local está integrado na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, criada em 2000 e que abrange os concelhos de Santiago do Cacém e de Sines.
Nos primeiros meses de cada ano, é feita a abertura artificial ao mar, o que permite a renovação da água e a entrada de novos peixes no sistema, contribuindo também para a continuidade da actividade piscatória no local.

Agência de Notícias

Comentários