Obra reabilita 'Quatro Cabeças' em Setúbal

Setúbal investe quase 369 mil euros na requalificação de casa histórica 

A reabilitação da Casa das Quatro Cabeças, edifício de tipologia multifamiliar localizado na Rua Fran Paxeco, no Bairro do Troino, com trabalhos de recuperação a decorrer desde o início de Dezembro, materializa um dos grandes investimentos da Câmara Municipal de Setúbal para este ano na área do urbanismo. A operação, uma empreitada consignada a uma empresa especializada na recuperação de imóveis antigos, centra os trabalhos na reabilitação, conservação e restauro das fachadas do edifício, com relevantes vestígios históricos de várias épocas arquitetónicas, e na reconstrução do interior. Os cinco fogos criados nesta operação de reabilitação urbana são destinados, preferencialmente, a realojar temporariamente os arrendatários ou proprietários dos edifícios que decidam reabilitar o seu edifício e que necessitem de um local para ficar durante o período de obras. 

Casa das Quatro Cabeças está a ser requalificada em Setúbal 

Antes do início da reabilitação, um investimento global de 368 mil 977 euros, uma equipa dos serviços camarários de arqueologia conduz uma série de trabalhos de estudo e de investigação no interior e exterior do edifício, classificado desde 1977 como Imóvel de Interesse Municipal.
As operações de reabilitação da Casa das Quatro Cabeças motivam, durante o decorrer dos trabalhos, com a duração prevista de oito meses, restrições e condicionamentos à circulação rodoviária e pedonal no acesso àquela zona do típico bairro setubalense, de que se destaca o encerramento da Rua Fran Paxeco no troço compreendido entre a Avenida 22 de Dezembro e o Largo da Verónica.
Antes do avanço das obras, a Câmara Municipal de Setúbal promoveu, no final do ano passado, um estudo geológico e geotécnico na Casa das Quatro Cabeças, com operações de perfuração mecânica para recolha de amostras do solo nas imediações do imóvel.
Esta ação, uma imposição legal e uma medida fundamental para a elaboração do projeto de execução para a reabilitação do imóvel, permitiu, nomeadamente, fazer uma avaliação estrutural mais pormenorizada no edifício e detetar eventuais problemas de caráter geológico existentes na zona.
O imóvel de três pisos, situado no coração piscatório da antiga vila de Setúbal, faz a esquina da Rua Fran Paxeco com a Travessa do Carmo. De planta quadrangular e com cunhais bem marcados em cantaria, é um exemplo da construção urbana citadina durante a Idade Moderna.
A Casa das Quatro Cabeças, utilizada durante largos anos como habitação em forma de arrendamento, nunca teve qualquer tipo de intervenções de manutenção pelos sucessivos proprietários, situação que conduziu a uma situação de severo estado de degradação do imóvel.

A história da casa das "quatro cabeças" 
Edifício remonta ao século XVII 
Com a integridade estrutural comprometida e em face da inexistência de condições de habitabilidade, a Câmara Municipal decidiu requerer, com caráter de urgência, a declaração de utilidade pública da expropriação do imóvel e a respetiva posse administrativa, processo em fase de conclusão.
Muito modificado ao longo dos séculos, o edifício mantém as características essenciais das diferentes épocas de construção, nomeadamente a feição geral dos séculos XVII e XVIII. Os vãos harmonicamente abertos nos alçados são outra das particularidades relevantes.
A possibilidade de recuperação da Casa das Quatro Cabeças surge após a apresentação de uma candidatura ao “Reabilitar para Arrendar”, programa promovido pelo IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana que impulsiona, com condições especiais, a recuperação de imóveis antigos.
A candidatura promovida pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito daquele programa do Estado visa dotar o edifício de um conjunto de novos fogos – quatro com tipologia T0 e um T1 – que ficam englobados no parque habitacional do município em regime de renda apoiada ou condicionada.
Os cinco fogos criados nesta operação de reabilitação urbana são destinados, preferencialmente, a realojar temporariamente os arrendatários ou proprietários dos edifícios que decidam reabilitar o seu edifício e que necessitem de um local para ficar durante o período de obras, com regulamento a definir.

Setúbal com outros projectos de reabilitação urbana 
Este projeto dá "continuidade ao trabalho de reabilitação urbana que a Autarquia tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, nas áreas históricas da cidade. Da beneficiação do espaço público à revitalização de edifícios antigos, com novas funções urbanas, são já várias as ações concretizadas", diz a autarquia em comunicado.
"A Casa da Cultura, criada a partir da recuperação do imóvel no qual funcionou o antigo Círculo Cultural de Setúbal, é um dos exemplos de maior sucesso na revitalização do centro histórico, a par da Casa do Corpo Santo. O Convento de Jesus, com obras em curso, é um dos pontos-chave da estratégia municipal", explica a autarquia.
Na área nascente do Troino, depois de complexas operações de reabilitação urbana executadas no espaço público, incluindo a Praça Teófilo Braga, agora é a vez de a Casa da Quatro Cabeças ser intervencionada, numa operação com conclusão prevista para Junho de 2015.

Agência de Notícias

Comentários