PS visita centro de Saúde de Corroios e Baixa da Banheira

Falta de condições, de enfermeiros e pessoas sem médico de família alarma direcção do PS Setúbal  

Em visita aos centros de saúde de Corroios, Seixal, e Baixa da Banheira, Moita, os dirigentes da Federação do PS de Setúbal, disseram que "os cuidados de Saúde no Distrito de Setúbal estão mais fracos com as políticas do Governo PSD-CDS e não há perspectivas de melhoria", explicam os socialistas que encontraram "edifícios sem condições, falta de enfermeiros, consultas que chegam a demorar dois anos e milhares de pessoas sem direito a médico de família". Estas são apenas algumas das denúncias feitas durante a visita liderada pela presidente da Federação socialista de Setúbal, Ana Catarina Mendes. 
Dirigentes do PS Setúbal visitam centros de saúde do distrito 

Com a discussão do Orçamento de Estado para 2015 em curso, a Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista, está a levar a cabo uma série de visitas sectoriais. O Serviço Nacional de Saúde a par com a Educação está no topo das preocupações do PS , "visto serem dos sectores nacionais onde os cortes orçamentais estão a ter efeitos mais nocivos", explica fonte da Federação do partido em Setúbal.
Exemplo da má política do governo é o Centro de Saúde de Corroios, no Concelho do Seixal, e Centro de Saúde da Baixa da Banheira, no Concelho da Moita.
"Estas duas unidades não apresentam as condições mínimas para a prática dos cuidados de saúde, visto situarem-se em edifícios de habitação. Em Corroios, por exemplo, não se entende porque razão a Câmara Municipal do Seixal ainda não desbloqueou o terreno para a construção de um centro de saúde digno", sublinha o PS.
Na visita a Corroios, liderada pela Presidente da Federação do PS de Setúbal, Ana Catarina Mendes, surgiu a denúncia de um número alarmante sobre a falta de médicos de família. "Há mais de 16 mil utentes sem acesso ao seu médico de família, uma situação que cria uma forte pressão sobre as urgências no Hospital Garcia de Orta, em Almada", apontam os responsáveis socialistas.
"A falta de condições e de espaço nas duas unidades de saúde e a carência de enfermeiros está a provocar graves danos aos pacientes. Os tempos de espera para uma primeira consulta, de algumas especialidades, chegam a atingir os dois anos de espera", conta o partido.
Na visita da Federação do PS de Setúbal, em que estiveram igualmente presentes as Deputadas Catarina Marcelino e Eurídice Pereira e dirigentes federativos e concelhios do Partido Socialista, muitos se queixaram de que a "falta de enfermeiros e as más condições de resposta aos doentes está a afectar, em particular, o acompanhamento das doenças crónicas, tais como a diabetes, a hipertensão e a saúde materno infantil", aponta o PS.
"Parte deste problema poderia ser resolvido com a concretização do concurso de colocação de enfermeiros na Administração Regional de Saúde de  Lisboa e Vale do Tejo que, inexplicavelmente, decorre há já dois anos e sem previsões de ficar concluído", sugerem os socialistas do distrito.
O PS de Setúbal denúncia todas estas situações e alerta para os perigos da aprovação do Orçamento de Estado para 2015, já que não se adivinham dias melhores. "Basta lembrar que só nos últimos três anos, o Governo procedeu a mais de 300 milhões de euros em cortes no sector da saúde. Uma decisão que está a ter custos inaceitáveis para as populações e que coloca em risco o Serviço Nacional de Saúde, um dos maiores legados da democracia portuguesa", concluem os responsáveis do PS Setúbal.

Agência de Notícias

Comentários