“Plantas para Curar e para Comer” em Alcochete

Miguel Boieiro apresentou livro sobre plantas na Biblioteca de Alcochete

Miguel Boieiro, presidente da Assembleia Municipal de Alcochete, e estudioso das plantas, suas propriedades e benefícios para a saúde, apresentou  na Biblioteca de Alcochete, o seu mais recente livro “Plantas para Curar e para Comer”. Trata-se de uma edição de autor onde estão abordadas as potencialidades de algumas plantas direccionadas para uma aplicação fitoterapêutica e para o enriquecimento de uma dieta saudável.
Miguel Boieiro apresentou livro na biblioteca de Alcochete 

O presidente da Câmara, Luís Miguel Franco, a vereadora Raquel Prazeres, amigos e familiares do autor estiveram presentes nesta apresentação do livro, à qual se seguiu um debate informal e muito participado, onde foram abordadas várias plantas, legumes e fungos.
O autor revelou que o livro tem sido muito bem aceite pelos entendidos e pelos curiosos, porque “não é um livro de um técnico, mas um livro de um amador, no sentido que ama  um livro de plantas, e todas as plantas que aqui estão são boas para a saúde, para utilizar em fototerapia, mas que podem ser comestíveis, ou seja, plantas para curar mas também para comer. Claro que umas mais conhecidas e outras menos conhecidas”, disse Miguel Boieiro.
“Numa altura triste em que vivemos numa crise, que parece nunca mais ter fim, em que a agricultura que seria a base da nossa alimentação está a ficar abandonada, em que há campos incultos, porque não voltar à actividade recolectora e apanhar plantas que podem ser muito boas”, concluiu o autor.
O presidente da Câmara recordou a relação de amizade que tem com Miguel Boieiro e destacou o que classificou como uma interessante técnica de escrita em que “para além de identificar as propriedades terapêuticas, e outras, de determinadas plantas, conta uma história”.
E depois de partilhar algumas histórias que vivenciou com o Presidente da Assembleia Municipal, Luís Miguel Franco deixou-lhe o desafio de escrever as suas memórias do Poder Local. “O Miguel já escreveu dois livros sobre plantas, mas é um observador da realidade e é alguém que tem memórias de Alcochete e acerca da sua actividade pública em Alcochete. Com 38 anos de dedicação à res publica, aquilo que é de todos nós, esta causa bem pública que é o Poder Local, deixo aqui o desafio ao Miguel, que se encontrar tempo nos possa brindar e deixar para memória futura (…) aquelas que foram as suas vivências enquanto homem público e não só”, desafiou Luís Miguel Franco.
Para a vereadora Raquel Prazeres este livro traduz o retorno à terra e aos produtos naturais: “Acredito que este livro seja mais uma orientação nesse caminho da civilização mais humana e natural, a recuperar o que já se soube e tem de se voltar a saber”.
No final da apresentação houve ainda tempo para uma sessão de autógrafos e um lanche num ambiente de animado convívio.

Agência de Notícias

Comentários