Transportes Coletivos do Barreiro preocupa PS

Socialistas estão contra qualquer tipo de privatização dos TCB 

O Partido Socialista do Barreiro anunciou que está "contra qualquer forma de privatização" dos Transportes Colectivos do Barreiro e deixou críticas ao orçamento para 2015 dos transportes. "Assumimo-nos convictamente contra qualquer forma de privatização dos mesmos defendendo, ao invés, um maior rigor e competência na gestão acompanhados de um reforço na modernização dos TCB e na defesa das condições laborais dos seus colaboradores", refere a concelhia do PS Barreiro em comunicado. "Ao contrário do PCP, respeitamos a independência do movimento sindical e refutamos qualquer tipo de manipulação partidária dos mesmos", explicam os socialistas que estão ainda "preocupados" com a crescente tensão social e laboral da empresa. 
Situação económica e laboral dos TCB preocupam socialistas 

Os Serviços Municipalizados dos Transportes Coletivos do Barreiro (TCB) configuram na opinião do Partido Socialista um "serviço público raro, apenas existente em cinco concelhos no país, que urge defender numa cidade onde os insignificantes esforços de equilíbrio orçamental são invariavelmente feitos com sacrifício da qualidade do serviço público prestado e, consequentemente, da qualidade de vida dos barreirenses", explicam os dirigentes socialistas do concelho.
O PS está consciente de que este serviço "configura um factor de competitividade territorial, cujo contributo é reconhecido por todos defendemos que a qualidade dos serviços prestado aos passageiros deverão estar no topo das preocupações dos seus gestores". Neste sentido, dizem os socialistas, "assumimo-nos convictamente contra qualquer forma de privatização dos mesmos defendendo, ao invés, um maior rigor e competência na gestão acompanhados de um reforço na modernização dos TCB e na defesa das condições laborais dos seus colaboradores".
O orçamento de 2015, recentemente apresentado, "suscita-nos fundadas dúvidas. O empolamento ficcional de receitas, nas rubricas de publicidade estática e alugueres de transporte, aliado a um desinvestimento na manutenção do material circulante, pouco compatível com o actual estado, infelizmente identificável diariamente pelos seus utilizadores, representam um duro revés no futuro dos TCB", diz o PS do Barreiro.

PS preocupado com tensão laboral da empresa 
O PS refere ainda que os Transportes Coletivos do Barreiro "constituem uma mais-valia reconhecida por todos os seus utilizadores. É pois com enorme incompreensão que constatamos a ausência de uma estratégia eficaz de manutenção da frota, bem como a inexistência de uma política de recursos humanos adequada às novas exigências de condições e higiene e segurança no trabalho".
Ao contrário do PCP, "respeitamos a independência do movimento sindical e refutamos qualquer tipo de manipulação partidária dos mesmos", assumem os responsáveis pelo PS Barreiro.
Os socialistas barreirenses afirmam estar "atentos e bastante preocupados com os crescentes conflitos laborais nos TCB e registam com estranheza e apreensão as afirmações ríspidas do vereador Rui Lopo [responsável pela gestão da empresa] face às greves, cujo objectivo visa desvalorizar as justas reivindicações da classe trabalhadora dos Transportes Coletivos do Barreiro".
O PS Barreiro prefere assumir "uma postura construtiva e compreensiva da vida da nossa cidade, no entanto, enquanto maior partido da oposição não nos demitimos de fiscalizar a gestão municipal".
Pela sua importância estratégica no concelho, e no todo regional, "entendemos que a gestão dos TCB merece muito mais do que palavras. É tempo de passar atos e defender na prática um serviço indispensável para afirmar o Barreiro no lugar que lhe pertence", conclui o comunicado socialista.

Agência de Notícias

Comentários