Festival mostra arte inclusiva em Setúbal, Palmela e Moita

“A arte não tem barreiras, nem constrangimentos”

O Festival ExpressArte – XV Encontro de Teatro e Dança abriu na sexta-feira à noite, em Setúbal, com excertos de espetáculos que se realizam neste certame da APPACDM, a decorrer até 3 de dezembro em três concelhos. Mais de uma centena de pessoas assistiram à cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que contou com apresentações de alguns dos grupos que estão presentes nesta edição do certame, organizado pelo Clube de Animação Jovem da APPACDM de Setúbal. As iniciativas decorrem até 3 de Dezembro nos concelhos de Setúbal, Moita e Palmela.  
O Festival ExpressArte arrancou na sexta-feira em Setúbal 

O vereador com o pelouro da Inclusão Social da Câmara de Setúbal, Pedro Pina, congratulou a organização de um evento que, referiu, demonstra que “a arte não tem barreiras, nem constrangimentos”.
O presidente da APPACDM de Setúbal fez questão de agradecer a parceria com a Autarquia, a nível financeiro e logístico, para a concretização de uma iniciativa feita a pensar nos jovens da instituição, envolvidos nos eventos a apresentar, e no “direito à igualdade de oportunidades”.
No âmbito do XV ExpressArte, realizou-se, no sábado à tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a entrega de prémios do IX Concurso Comunidade Escolar e, complementarmente, do XIX Concurso de Poesia da APPACDM de Setúbal, este para adultos.
Hoje  decorrem workshops destinados a utentes e funcionários da APPACDM, por profissionais da área, o primeiro, de teatro, dirigido por Olavo Nóbrega, o segundo, de dança, por João Santos e Lilian Rivera.
A manhã de dia 26, a partir das 10h30, é passada a dançar com o Grupo Diverte & Dança, que apresenta o atelier “Emoções”, no Centro Comunitário du Bocage, da Liga dos Amigos da Terceira Idade.
No último dia do festival, a 3 de Dezembro, pelas 14 horas, no Centro Multicultural, realiza-se o Baile de Encerramento, enquanto às 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, há um espetáculo com os grupos de Percussão e de Teatro Puzzle, do Centro de Animação Jovem da APPACDM, sendo que este último apresenta a peça “Comédia a l’(a) parte”.
Durante o certame, que decorre até 3 de Dezembro nos concelhos de Setúbal, Palmela e Moita, está patente, nos espaços da APPACDM, a exposição “15 anos de Festival ExpressArte”.

Festival também passa por Palmela e Moita 
Esta iniciativa, apoiada pela Câmara de Palmela, apresenta-se entre 25 de Novembro e 3 de Dezembro, com uma visita à sede do Teatro “O Bando” para uma exploração sensorial lúdica e momentos diversos de espetáculo e animação no Centro Cultural de Poceirão, na Lagoa da Palha, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, no Cineteatro S. João e na E.B. 2, 3 Hermenegildo Capelo, em Palmela, com sessões destinadas a escolas, utentes das IPSS e população em geral.
"O Festival Expressarte promove a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência, através de diferentes expressões artísticas, desenvolvendo espetáculos protagonizados pelos utentes da associação, grupos de teatro e dança de associações congéneres, a nível nacional, e outros grupos de animação convidados", diz a organização.
O município da Moita recebe o XV Encontro de Teatro e Dança, no dia 27 de Novembro, com espectáculos às 10h30 e 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita.
O espectáculo abre de manhã com "uma viagem ao mundo encantado, através de dramatização de algumas músicas da Disney". Mais tarde haverá “Emoções”, por Diverte e Dança da APPACDM de Setúbal. "Um conjunto de coreografias e ritmos que têm por objetivo mostrar as diversas emoções que se experimentam numa relação a dois", refere a organização.
O festival encerra às 14h30 com aComédia a l’(a)parte, pelo Grupo Teatro Puzzle. “O prazer de fingir, é isso que vêem fazer ao teatro... ver coisas a fingir” um grupo de atores que "fazem teatro e relembram como ainda podemos rir e pensar ao mesmo tempo. Como uma peça pode ter uma mensagem e aparte termos a comédia ou vice-versa".
Promovido pelo Centro de Animação Jovem da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, este encontro reúne, anualmente, várias associações de apoio a pessoas portadoras de deficiência que utilizam as Artes com fins terapêuticos, de diversão e inclusão social e outros grupos amadores e profissionais da região, fomentando a troca de experiências e aprendizagens.
Desde 2008, a Câmara da Moita "apoia o Festival ExpressArte que promove o trabalho artístico de cidadãos portadores de deficiência como instrumento facilitador da inclusão social e também o envolvimento de várias associações", referiu a autarquia ao ADN.

Agência de Notícias

Comentários