Visita acompanha obras do Convento de Jesus em Setúbal

Requalificação e reabilitação agrada aos responsáveis europeus   

O Convento de Jesus, monumento nacional atualmente em fase de reabilitação e requalificação, em Setúbal, foi visitado por uma delegação constituída por elementos da Associação Europeia de Casas Históricas. Durante a visita, promovida pela Associação Portuguesa das Casas Antigas, foi apresentada à delegação o projeto de requalificação do monumento que, deverá, no final das intervenções, receber o Museu de Setúbal. A visita impressionou toda a delegação devido aos avanços registados na reabilitação do Convento de Jesus, sendo que a obra atualmente em curso no monumento nacional, assumida pela Câmara de Setúbal, destina-se a suster a degradação e a permitir a abertura parcial do edifício ao público. 

Obras do Convento de Jesus estão em fase adiantada 

A visita de dia 5 de Outubro, que também incidiu no centro histórico de Setúbal, integrou o programa da Assembleia Geral da Associação Europeia de Casas Históricas, que decorreu, numa parceria com a Associação Portuguesa das Casas Antigas, na região de Lisboa entre quinta-feira e domingo.
A delegação incluiu ainda individualidades não ligadas à associação europeia, como Carrilho da Graça, o arquiteto responsável pelo projeto de requalificação integral do convento, e Fernando António Baptista Pereira, investigador de história de arte, bem como a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, e o presidente da Associação Portuguesa das Casas Antigas, Hugo O’Neill.
As intervenções atualmente a decorrer representam um investimento global de três milhões e 200 mil euros, com comparticipação de fundos comunitários com uma taxa de 65 por cento, através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.
A Autarquia chamou a si a liderança deste processo após receber, por protocolo, a posição de beneficiário da candidatura que pertencia ao IGESPAR, por este instituto da Administração Central, atualmente integrado na Direção-Geral do Património Cultural, alegar incapacidade orçamental.
Já o projeto de requalificação integral representa um investimento estimado em 14 milhões de euros, no qual se pretende conectar o convento restaurado a um novo conjunto de edifícios com novas valências culturais.
O projeto integra a constituição de dois núcleos, interligados mas funcional e morfologicamente distintos, que incluem o Convento de Jesus, com espaços para exposições permanentes, e um novo edificado de apoio às atividades museológicas.

Monumento estava em risco 
Recuperação total custa mais de 3 milhões de euros 
Esta requalificação geral foi estimulada após, em Junho de 2013, a Europa Nostra, que desenvolveu, com o apoio do Banco Europeu de Investimento, um programa que visa a recuperação de património em risco, ter incluído o Convento de Jesus numa lista restrita de sete monumentos europeus ameaçados e a necessitar de obras. A seleção, para a qual o Convento de Jesus foi o único a ser votado por unanimidade, deveu-se à importância histórica e arquitetónica dos imóveis.
O Convento de Jesus, situado no interstício das muralhas quatrocentistas e seiscentistas, é a principal referência patrimonial de Setúbal, sendo considerado Monumento Nacional desde 1910.
Fundado em 1490, acolhe, desde o início da década de 60 do século XX, as instalações do museu de Setúbal, acervo com diversas coleções artísticas, arqueológicas, históricas e documentais de elevado valor, nalguns casos com dimensão internacional.
Agência de Notícias

Comentários