Vinhos de Setúbal crescem em Angola

Setúbal exportou quatro milhões de litros de vinho para Angola este ano 

Nos primeiros nove meses deste ano, quatro milhões de litros de vinho da Península de Setúbal foram exportados para Angola. Um crescimento de  um milhão e 476 mil litros face ao período homólogo que catapultou, este ano, a quota de mercado dos Vinhos da Península de Setúbal em Angola para os 17 por cento. O mercado angolano representa actualmente 40 por cento das exportações extra União Europeia dos vinhos da região, sendo o principal destino fora da Europa. O investimento nos últimos anos das entidades do sector e dos produtores da Península de Setúbal neste mercado, a par do aumento de qualidade dos vinhos da região e dos preços competitivos, explicam a crescente procura de vinhos de Setúbal em África. 

Vinhos da Península de Setúbal conquistam mercado Angolano 

As exportações dos vinhos da península de Setúbal para Angola têm aumentado ao longo deste ano. O presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) explica que os “números alcançados devem-se ao investimento nos últimos anos das entidades do sector e dos produtores da península de Setúbal neste mercado, bem como ao aumento de qualidade dos vinhos da região e dos preços competitivos”. Henrique Soares entende que os “números são encorajadores e garante que pretendem trabalhar cada vez mais este mercado”.
Em marcha está o plano estratégico de promoção internacional 2014/2015 dos Vinhos da Península de Setúbal, que tem como mercados prioritários Brasil, China e Angola. As acções de promoção no mercado angolano no mês de Outubro contam com a 1ª Ronda Enogastronómica dos Vinhos da Península de Setúbal em Angola. Provas de vinhos, palestras e jantares de harmonização com gastronomia Angolana decorreram em Luanda e  Benguela nos dias 22 e 28 deste mês e terminam no próximo dia 30 em Huambo. Além disso, os Vinhos da Península de Setúbal marcaram presença no Angola Wine Festival que decorreu entre os dias 23 e 25 de Outubro em Luanda.
As acções de promoção, “pensadas para cativar a atenção dos profissionais do sector, críticos, jornalistas e importadores angolanos”, contam com a presença dos produtores Adega de Pegões, Adega de Palmela, Bacalhôa, Vinhos de Portugal, Casa Ermelinda Freitas, José Maria da Fonseca, Quinta do Piloto, Herdade da Comporta, SIVIPA e Venâncio da Costa Lima. 
Até Setembro deste ano, quatro milhões de litros de vinho da península de Setúbal foram exportados para Angola, o que representa um crescimento de um milhão 476 mil litros face ao período homólogo. Este crescimento impulsionou, este ano, a quota de mercado dos vinhos da península de Setúbal em Angola para os 17 por cento, numa altura em que o mercado angolano representa 40 por cento das exportações extra-União Europeia dos vinhos da região, “sendo o principal destino fora da Europa”, informa a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.

Agência de Notícias

Comentários