Setúbal requalifica Praça do Brasil e Bonfim

Autarquia assegura trânsito durante a obra no centro da cidade 

Um conjunto de alternativas viárias destinadas a minorar os efeitos provocados por um corte parcial de trânsito na zona da Praça do Brasil, em Setúbal, no âmbito de uma intervenção urbana a decorrer na cidade, foi garantido pela Câmara Municipal.  As operações urbanísticas, com trabalhos em execução na Praça do Brasil, na Avenida República da Guiné-Bissau, na Praça Vitória Futebol Clube e na Avenida Alexandre Herculano, incluem a instalação de uma rede primária de saneamento e ações de embelezamento urbano. A zona da Praça do Brasil é uma das mais afetadas pelas obras, que, nesta fase, estão centradas na criação de troços da rede de saneamento que integram o novo emissário dos Ciprestes/Bonfim, criado no âmbito da obra do Alegro Setúbal e prevista no Plano de Urbanização da Entrada Norte da Cidade de Setúbal.


Setúbal está a construir uma nova via na entrada norte da cidade

Assim, durante a obra, o acesso automóvel à Praça do Brasil no sentido nascente/poente está interdito durante previsivelmente uma semana devido à criação de uma parte daquela rede primária de saneamento, neste caso num troço compreendido entre a Rua Damão e a Praça do Brasil.
“Vamos tentar que a obra naquele troço seja feita o mais rápido possível. Quando estiver concluída, o acesso à Praça do Brasil a partir da Estrada dos Ciprestes é reposto”, anunciou o vereador do Urbanismo da Autarquia, André Martins em encontro com jornalistas.
Depois, os trabalhos de instalação da rede saneamento continuam pela Rua Olavo Bilac, arruamento que fica interdito durante o decorrer dos trabalhos de ligação dos coletores ao restante troço do emissário dos Ciprestes/Bonfim que está a ser criado na zona da Várzea.
A Avenida República da Guiné-Bissau está condicionada à circulação automóvel durante o decorrer dos trabalhos gerais (rede de saneamento e ações de beneficiação urbana), com conclusão prevista para janeiro, período em que o trânsito se processa apenas no sentido poente/nascente.
Para minimizar os efeitos provocados pelos condicionamentos e cortes das vias, a Autarquia assegurou o funcionamento de um trajeto alternativo, pela Avenida da Europa, dotada de uma nova rotunda de ligação com a Avenida Independência das Colónias.
“A criação da rotunda na Avenida da Europa foi a única possibilidade de garantir, aquando do encerramento de parte da Avenida República da Guiné-Bissau, o acesso àquela zona habitacional e a fluidez no esquema de circulação”, afirmou André Martins.
A redistribuição de trânsito programada para a Avenida da Europa inclui, posteriormente, a construção de uma outra rotunda, a instalar na interseção com a Rua Manuel Joaquim Santana Reimão, que dá acesso à zona habitacional do Bairro do Liceu.
A construção do emissário dos Ciprestes/Bonfim, uma rede de saneamento ligada entre a zona da Nova Azeda e a estação elevatória instalada na Rua da Escola Técnica, perto do Jardim do Bonfim, está prevista num plano de urbanização promovido pela Autarquia e impulsionado pelas obras do Alegro Setúbal.

Obra permite redistribuição do trânsito
O plano inicial, como explicou o vereador do Urbanismo do Município, “previa o atravessamento da rede ao longo de toda a Estrada dos Ciprestes até à Praça do Brasil”, uma solução entretanto reformulada devido às maiores dificuldades técnicas e logísticas que esta implicaria.
“Como a Estrada dos Ciprestes já tem uma série de infraestruturas instaladas no subsolo, o emissário teria de passar pelo centro da via, o que implicava que aquele arruamento estivesse intransitável durante cerca de dois meses, ainda com maiores constrangimentos na cidade”, frisou André Martins.
A solução encontrada adiantou o autarca, foi a de “desviar o emissário dos Ciprestes/Bonfim” para uma nova localização, em concreto, pela zona da Várzea, na qual está a ser construída a primeira fase de uma via de ligação entre a Estrada dos Ciprestes e a Avenida da Europa.
Esta nova via, paralela à Estrada dos Ciprestes, com conclusão prevista até Dezembro, “já estava prevista nos estudos de construção do futuro Parque Urbano da Várzea”, esclareceu o vereador. “Aproveitou-se a oportunidade para avançar de imediato com a obra que vai melhorar a fluidez de tráfego.”
A entrada em funcionamento da nova via, com circulação apenas no sentido norte/sul, permite que a Estrada dos Ciprestes, no futuro igualmente intervencionada com melhorias urbanas, passe a funcionar somente no sentido sul/norte, o que resulta numa maior redistribuição do trânsito.

Peões e ciclistas com prioridade futura
André Martins, ao centro, explica o motivo das obras 
As intervenções de instalação da rede de saneamento em curso nas avenidas República da Guiné-Bissau e Alexandre Herculano, assim como na Praça Vitória Futebol Clube, resultaram numa oportunidade para a Câmara Municipal de Setúbal promover um conjunto de beneficiações urbanas.
As operações permitem dotar estes arruamentos de uma maior atratividade e de renovadas dinâmicas de usufruto e de vivência urbana e, globalmente, impulsionar um profundo reordenamento e distribuição do trânsito na cidade, com a constituição de novos eixos prioritários de circulação.
Os transeuntes e cicloturistas reforçam a prioridade em novos corredores de circulação que facilitam a ligação entre a área nascente da cidade e a frente ribeirinha, enquanto o trânsito é reordenado com a implementação de medidas que garantem o fluxo automóvel e ajudam a melhorar o ambiente.
“É uma requalificação que se encontra com as atuais características urbanas”, justificou André Martins, ao frisar que a “visão estratégica municipal preconizada passa por garantir facilidades de acesso automóvel mas também garantir melhores condições de mobilidade para os transeuntes e cicloturistas”, conclui André Martins.

Agência de Notícias

Comentários