Novo Centro de Saúde de Sines arranca este mês

Vão começar este mês as obras de construção do novo Centro de Saúde

Vão começar ainda durante o mês de Outubro, as obras de construção do novo Centro de Saúde de Sines. A garantia foi dada por Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines. A obra à muito reivindicada por população, autarcas e forças partidárias, esteve em risco de não arrancar durante o actual quadro comunitário. A falta de médicos e de condições nas atuais instalações "apressou" o início da obra que deverá acontecer ainda este mês. O centro de saúde vai “nascer” num terreno cedido pela Câmara de Sines, nas imediações da antiga estação de comboios, representando um investimento total superior a quatro milhões de euros. O projecto tem financiamento da União Europeia no valor aproximado de 2,8 milhões de euros, está aprovado há mais de três anos. 

Sines vai mesmo ter novo centro de Saúde 

Afinal as obras do novo centro de Saúde de Sines vão começar em breve. Depois de "avanços e recuos" por parte do Estado Central, a autarquia de Sines temia que o novo Centro de Saúde da cidade não fosse construído durante o actual quadro comunitário. No início deste mês, Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara, dizia que “as obras já deviam de ter começado o que não aconteceu” e pelas últimas informações que tem conseguido, “o Centro de Saúde não deve ser construído durante o actual quadro comunitário e nem se sabe quando será”. O próprio PSD mostrou-se "agastado" pela não construção do equipamento de saúde.
A notícia do adiamento por tempo indeterminado da construção das novas instalações ameaçava levar os eleitos na autarquia e a população a partir para acções de luta na rua. Até porque a falta de médicos e de condições nas atuais instalações eram verdadeiramente preocupantes e, nem o anuncio da chegada de médicos cubanos a Sines, descansou a população. 
O cenário parece ter mudado e, de acordo com o chefe do executivo municipal de Sines, as obras do novo Centro de Saúde irão começar ainda durante o mês de Outubro. 
“Posso adiantar que pelas informações que tenho que a obra se vai iniciar ainda neste mês de Outubro. No dia 20, a obra vai ser consignada, e ainda este mês vamos ter o empreiteiro a iniciar a obra", dizia Nuno Mascarenhas à Radio de Sines. 
"Esta é no meu ponto de vista a obra mais importante a realizar em Sines nos próximos anos. Este será um momento marcante, mas eu só ficarei completamente satisfeito quando a construção estiver concluída”, realçou o presidente que acrescentou ainda que “todas as movimentações que existiram por parte de todas as forças políticas deram um impulso para que todo este processo não ficasse adormecido e este é um momento muito importante para a nossa população”, concluiu Nuno Mascarenhas. 
O centro de saúde vai “nascer” num terreno cedido pela Câmara Municipal de Sines, nas imediações da antiga estação de comboios, representando um investimento total superior a quatro milhões de euros.
O projecto tem financiamento da União Europeia no valor aproximado de 2,8 milhões de euros, aprovado desde Julho de 2011.

Sines recebe duas médicas cubanas 
Duas novas médicas cubanas foram contratadas pelo Centro de Saúde de Sines, ao abrigo do acordo celebrado entre o Estado de Cuba e o Estado português.
Este reforço do pessoal médico vai beneficiar 3.800 utentes do concelho que, desde Setembro, passaram a ter médico assistente, realça o Município de Sines, aludindo a dados da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.
O Centro de Saúde de Sines já contava com os serviços de uma médica de Cuba, desde 2010, prestando agora serviço naquela unidade três clínicas cubanas.
Para o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, “este acordo com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano é de extrema importância, pois vai permitir que a grande maioria dos utentes passem a ter médico de família, pelo que o esforço que a autarquia vai fazer ao suportar os custos com o alojamento das médicas cubanas ao serviço da população siniense é fundamental".

Comentários