Maria Emília de Sousa recebe chave da cidade de Almada

Medalha de Ouro e chave da Cidade de Almada serão entregues a ex-presidente 

A Câmara Municipal de Almada vai entregar a Medalha de Ouro da Cidade e a Chave da Cidade à ex-presidente daquela autarquia, Maria Emília de Sousa, no próximo dia 11 de Outubro, às 21 horas, na Academia Almadense, em Almada. De acordo com uma nota do executivo presidido pelo comunista Joaquim Judas, a decisão de atribuir a Medalha de Ouro da Cidade de Almada à autarca [presidente entre 1987 e 2013]foi tomada em virtude “do extraordinário contributo e dedicação pessoal, profissional e política, que colocou ao serviço do desenvolvimento do Concelho e do bem-estar e qualidade de vida do Povo de Almada”. A ideia partiu de um grupo de cerca de 1800 personalidades do concelho. 

Maria Emília de Sousa geriu a autarquia  durante seis mandatos 

Maria Emília de Sousa comandou os destinos de uma das maiores Câmaras do país entre 1987 e 2013. Ao todo foram 26 anos, sempre fiel às ideia e aos ideais do PCP, que esteve na "cadeira do poder" na Câmara de Almada. Amada por uns, odiada por outros, a verdade é que mudou a face do concelho e conseguiu consensos em nome de uma "Almada Melhor". A decisão de atribuir a Medalha de Ouro da Cidade de Almada a Maria Emília de Sousa foi tomada em virtude “do extraordinário contributo e dedicação pessoal, profissional e política, que colocou ao serviço do desenvolvimento do Concelho e do bem-estar e qualidade de vida do Povo de Almada”, disse fonte do executivo municipal.
A atribuição da Chave de Ouro da Cidade de Almada à ex-presente foi decidida após as diligências concretizadas, junto da Câmara de Almada, por um movimento que reuniu mais de 1800 cidadãos e personalidades, “com destacada intervenção no concelho, muitos deles agraciados com a Medalha de Ouro da Cidade, representando todas as áreas e sensibilidades políticas e sociais do concelho”, explica a autarquia. 
Nesse movimento destacam-se D. Gilberto Canavarro Reis, Bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, Bispo Emérito, os presidentes das direções e comandantes das três Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho de Almada, dirigentes associativos e diversos professores universitários.
Maria Emília de Sousa exerceu ininterruptamente diferentes cargos autárquicos ao longo de 34 anos, tendo sido presidente da Junta de Freguesia de Almada (entre 1979 e 1983), vereadora da Câmara Municipal de Almada (entre 1983 e 1987) e presidente da Câmara Municipal de Almada (entre 1987 e 2013).
A ex-presidente irá receber a Medalha de Ouro da Cidade e a Chave da Cidade no próximo dia 11 de Outubro, às 21 horas, na Academia Almadense, em Almada. A cerimónia contará com um espetáculo musical, com o Coro da Universidade de Lisboa e com o fadista Carlos do Carmo acompanhado pela Sinfonietta de Lisboa, direção do maestro Vasco Pearce de Azevedo.

34 anos ao serviço de Almada 
Maria Emília de Sousa nasceu no dia 14 de Novembro de 1944, em São Bartolomeu de Messines, distrito de Faro. Inicia o seu percurso autárquico em 1979, tendo sido eleita presidente da Junta de Freguesia de Almada, mandato que exerceu até 1983. Em 1983 é eleita vereadora na Câmara Municipal de Almada, assumindo funções como responsável pelo Pelouro da Salubridade, Espaços Verdes, Saúde e Ação Social.
Em 1986 é eleita para novo mandato como vereadora na Câmara Municipal de Almada, assumindo funções como responsável pelo pelouro do Planeamento e Administração Urbanística.
Em 6 de Novembro de 1987 assume a Presidência da Câmara Municipal de Almada.
Em Dezembro de 1989 é eleita Presidente da Câmara Municipal de Almada, com maioria relativa, e assume a Administração Geral e Finanças e o Plano Diretor Municipal.
Em Dezembro de 1993 é eleita, com maioria absoluta, para novo mandato como Presidente da Câmara Municipal.
Em Dezembro de 1997, em Dezembro de 2001 e em Outubro de 2005 é sucessivamente reeleita,com maioria absoluta, para o terceiro, quarto e quinto mandatos como Presidente da Câmara Municipal de Almada.
Em Outubro de 2009 é eleita para o 6º mandato enquanto Presidente da Câmara Municipal de Almada. Saiu em Outubro de 2013 por não poder concorrer a outro mandato público.

Agência de Notícias


Comentários