Marcha Solidária a lembrar o cancro da mama no Barreiro

Milhares de mulheres unidas para lembrar o cancro da mama 

Outubro é o mês internacional da luta contra o cancro da mama. Há seis anos a esta parte a Associação de Mulheres com Patologia Mamária assinala este dia com uma Marcha Solidária que percorre algumas das principais artérias da cidade do Barreiro. "Informar e sensibilizar para uma doença que não escolhe género nem classe social, bem como alertar para a cada vez maior importância do diagnóstico precoce", é o grande objetivo da associação. Milhares de pessoas, todas vestidas de rosa forte, percorreram a cidade e, no fim, a presidente da Direcção da Associação de Mulheres com Patologia Mamária, alertou para a sua importância da realização anual da marcha como meio de sensibilizar a população para a realização do diagnóstico precoce. Referiu que ao nível dos Cuidados Primários de Saúde, na região não existe “implantado” sistema de mamografia. A doença mata quatro mulheres por dia. 


Milhares caminharam no Barreiro contra o cancro da mama

Este ano, integrada na programação do “Mês Sénior” e voltando a contar com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, a VI Marcha Solidária realizou-se no domingo, 19 de Outubro, no Parque da Cidade em direção ao largo do Mercado Municipal 1º de Maio. Fernanda Ventura, presidente da Direção da AMPM [Associação de Mulheres com Patologia Mamária] revelou-se, no final, muito satisfeita com os resultados obtidos. Referia-se concretamente à venda de kits que, este ano, ultrapassou largamente um milhar e à adesão da população à marcha, propriamente dita. “Tenho de salientar a vossa solidariedade para connosco”, disse, dirigindo-se à população mas também aos autarcas presentes, entre eles o Presidente da Câmara do Barreiro, vereadores do executivo e eleitos das uniões de freguesia do Concelho do Barreiro. “Este ano, somos mais do que fomos o ano passado. Seremos, com certeza, cada vez mais todos os anos", realçou Fernanda Ventura.
"Espero que esta marcha possa cumprir os seus objetivos (informação, sensibilização e apoio a mulheres e homens com patologia mamária) mas que também possa chamar a atenção para o facto de, o acesso aos cuidados de saúde primários estar a ser cada vez mais dificultado”, contou a presidente da AMPM.
Sendo que a dinamização para o diagnóstico precoce da doença é outra das premissas enquanto Associação, cabe a cada um de nós pedir aos médicos para que os exames regulares possam ser feitos.

Cancro da mama mata quatro mulheres por dia 
E porque de sensibilização se tratava, Fernanda Ventura fez questão de referir a ‘crueldade dos números’. “Neste dia (em que aqui estamos) quatro mulheres vão morrer no País por cancro da mama; onze casos diários de cancro da mama são detetados; e desses 11 casos/dia, há mil e 500 mortes por ano. É importante que esta mensagem passe, é importante referir que um diagnóstico precoce pode levar a que estes números mudem”.
Para finalizar lançou um desafio. A 30 de Outubro, Dia Internacional da Luta contra o cancro da mama, “vamos todos usar um símbolo cor-de-rosa nesse dia”, desafiou Fernanda Ventura. “Vamos fazer com que as pessoas se lembrem de que esta realidade existe e precisa de ser vencida!”, concluiu a responsável da  Associação de Mulheres com Patologia Mamária

"Que cada um de nós consiga construir a sua própria felicidade"
Autarcas caminharam ao lado da população 
Carlos Humberto valorizou a existência desta Marcha Solidária que já vai no sexto ano consecutivo e afirmou ser “um gosto e um prazer estar aqui convosco. Fazer esta caminhada de sensibilização e de motivação pela nossa saúde”, disse o presidente do executivo municipal do Barreiro.
“Porque existe amanhã estamos aqui todos. E é porque existe amanhã que defendemos um Serviço Nacional de Saúde (SNS) que sirva os interesses dos cidadãos, das populações e de Portugal. E é porque existe amanhã que todos temos de participar, de intervir, reivindicar, propor e construir as soluções indispensáveis a um SNS para todos e universal. E é porque existe amanhã que queremos que os nossos filhos, os nossos netos e que nós próprios sejamos felizes", foi o desejo deixado pelo presidente da Câmara do Barreiro.
Pela defesa do SNS também a Associação de Mulheres com Patologia Mamária está a reunir assinaturas numa petição dirigida à Assembleia da República "Pela Revogação da Portaria 82/2014 de 10 de Abril do Ministério da Saúde" e subscrita pelos utentes de saúde dos concelhos do Arco Ribeirinho.
Mais informações sobre esta petição que visa interromper "o feroz ataque que o Governo, através do Ministério da Saúde, vem desferindo contra o Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, querendo retirar-lhe muitas das suas especialidades clínicas acaso a nova portaria venha a entrar em vigor" pode ser solicitadas na sede da Associação de Mulheres com Patologia Mamária está situada na Avenida Alfredo da Silva, nº128, 1ºFte, e funciona de 2ª a 6ª feira, das 10 às 12 horas e das 15 às 17 horas.
Recorde-se que a programação do “Mês Sénior” continua até 28 de Outubro.

Destaques do programa
Dia 27
14h00 - Sessão de Esclarecimento “ Eu, consumidor e os contratos …”
(contratos bancários, crédito, comunicações, prestação de serviços públicos essenciais)
Local: Grupo Dramático e Recreativo “Os Leças”

Dia 28
Mercado de Trocas “Dar e Receber” – Lojas Comunitárias do Barreiro e Verderena | das 10h00 às 18h00 no Campo dos Pantufas, Praceta da Quinta Grande, Verderena
Dia Nacional da 3ª Idade
14h30 - Encerramento do Mês Sénior e Aniversário da UTIB
Local: Auditório Municipal Augusto Cabrita.

Agência de Notícias

Comentários