GNR aprende 26 toneladas de pinhas em Fernão Ferro

39 mil euros em pinhão "retidos" no Seixal iam a caminho de Espanha 

A GNR aprendeu na ultima sexta-feira, em Fernão Ferro, um camião com mais de 26 toneladas de pinha. De acordo com fontes policiais a pinha mansa tinha um valor de 39 mil euros e poderá ter sido roubada. Ainda segundo as autoridades o carregamento ilegal ia para Espanha para entrar depois no mercado nacional. O valor do pinhão, por causa da doença que afeta os pinheiros no distrito de Setúbal, é vendido nas lojas a 90 euros o quilo. Lembre-se que a pinha só pode ser apanhada a partir de 16 de Dezembro até final de Abril. 
Apanha ilegal de pinhal acontece cada vez com maior frequência 

A GNR apreendeu sexta-feira, em Fernão Ferro, no Seixal, 26 toneladas de pinhas mansas, avaliadas em cerca de 39 mil euros, já carregadas num camião e prontas a seguir para Espanha. O negócio do pinhão envolve dezenas de milhões de euros por ano: a pinha é vendida a cerca de 1,5  euro por quilo e o pinhão chega às lojas a 90 euros o quilo.
De acordo com a GNR, em causa está o facto de a apanha da pinha mansa ser proibida nesta altura, por estar em defeso para a devida maturação do pinhão. O negócio apenas é permitido a partir de 16 de Dezembro e até  final do mês de Abril.
A descoberta da patrulha da GNR surgiu pelas duas da madrugada de sexta-feira. Os militares foram chamados para uma denúncia de ruído e encontraram o camião TIR com o atrelado já carregado com as 26 toneladas de pinhas mansas. O condutor não conseguiu justificar a proveniência do material, que foi apreendido. O seu destino será decidido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
As autoridades suspeitam de que as pinhas – que podem ter sido furtadas – já estavam nas mãos de um recetador que as levaria para Espanha, para onde segue a maioria do pinhão português. O preço do pinhão tem subido em flecha devido às pragas que afetam a semente, principalmente na região de Setúbal.

Agência de Notícias

Comentários