Festas de Quinta do Anjo arrancam esta tarde

Festas de Todos os Santos animam aldeia da Quinta do Anjo até domingo 

Começam esta tarde, em Quinta do Anjo, as Festas de Todos os Santos. Estas são as festividades mais antigas do concelho de Palmela [já com 258 anos] e animam a aldeia até domingo. Apesar das dificuldades económicas, a Associação de Festas de Quinta do Anjo mantém vivas as mais antigas festividades do concelho, que têm como ponto alto a tradição religiosa. “As circunstâncias económicas do país levaram-nos a ser contidos e totalmente controladores nas despesas. Ainda assim, é intenção da direcção proporcionar a todos os montanhões três dias de animação, convívio, partilha de experiências e histórias”, refere a associação. Um dos momentos de destaque da festa será a recolocação do busto de Venâncio da Costa Lima, fundador da adega que este ano está a comemorar um século de existência. As festas contam este ano com um orçamento de 12 mil euros, que a Câmara Municipal de Palmela apoia com 2900 euros.
Festa de Todos os Santos remonta ao ano de 1756 

A Festa de Todos os Santos, na Quinta do Anjo, vai ter como “ponto alto a procissão em honra da Nossa Senhora da Redenção”, pelas principais artérias da aldeia, explica a associação de festas. Pedro Chula, da associação de festas da Quinta do Anjo, entende que esta é uma das “principais festas religiosas do município de Palmela, que tem como um dos objectivos manter viva a marca de ser a festa mais antiga do concelho, sendo esta mensagem passada de geração em geração".
De acordo com a organização do evento que começa esta tarde, a Festa de Todos os Santos dinamiza a economia local, uma vez que são “três dias diferentes, em que a aldeia recebe várias pessoas e que estimulam o comércio local".
Pedro Chula acrescenta ainda que este evento é muito semelhante aos anteriores, contudo destaca “duas inaugurações de duas associações locais”, o novo polidesportivo do Quintajense e a sede do agrupamento 504 da Quinta do Anjo do Corpo Nacional de Escutas.
A associação realça que no certame para além da “tradicional homenagem a António de Matos Fortuna”, vai-se realizar “um passeio pelos locais da aldeia com interesse histórico e cultural e uma “conferência intitulada Quinta do Anjo e as suas festas”.
O representante da associação destaca ainda a “homenagem que vai ser feita a Venâncio da Costa Lima”, com a “recolocação do seu busto no jardim da casa do povo”. Venâncio da Costa Lima é considerado um homem importante para aldeia, devido aos “seus contributos para o desenvolvimento da mesma, enquanto presidente da Câmara Municipal de Palmela e por ter estado durante vários anos à frente da maior adega da Quinta do Anjo”, explica a associação.
Esta festa está orçada em “12 mil euros”, sendo que a “Câmara Municipal de Palmela contribui com 2900 euros” e a “Junta de Freguesia da Quinta do Anjo com 500 euros”. O restante financiamento foi conseguido através da comunidade com o “peditório que é feito pelas casas da aldeia e através de uma revista da festa que é sustentada pela publicidade e distribuída gratuitamente pelos munícipes e pelos visitantes”, conclui Pedro Chula.

A historia da Festa da Quinta do Anjo 
Foi no ano de 1756 que pela primeira vez se promoveu a Festa de Todos os Santos, ou em maior rigor, a Festa em honra da Nossa Senhora da Redenção, em dia de Todos os Santos; 1º de Novembro. A comemoração religiosa e festiva decorreu junto à capela da "Quinta do Anjo", acolhendo todos os montanhões que viviam nos montes e cabeços dispersos pelas abas da Serra do Louro.
258 anos depois, a tradição continua. O programa integra, como habitualmente, desporto, momentos de convívio, exposições, animação e música, com a participação de artistas da região e do movimento associativo local. Destaque, também, ao longo do fim-de-semana, para as procissões e momentos solenes, em Honra de Nossa Senhora da Redenção. Um espetáculo da Sociedade de Instrução Musical da Quinta do Anjo encerram as festividades na noite de domingo. 
As Festas de Todos os Santos – as mais antigas do concelho de Palmela – nasceram em 1756, dedicadas à Santa, como forma de agradecimento pela proteção da aldeia durante o terramoto do ano anterior, que afetou, não só as cidades de Lisboa e Setúbal, mas toda a região circundante.
A 258º edição da Festa de Todos os Santos, na aldeia de Quinta do Anjo arranca a 31 de Outubro e termina a 2 de Novembro. Esta festa é organizada pela direcção da associação de festas, pelo agrupamento de escuteiros da Quinta do Anjo e por elementos da paróquia.

Programa das Festas
31 de Outubro - Sexta-feira
19h00 – Inauguração – Espaço Lima Fortuna
19h30 – Inauguração da Exposição de Peças Escultórias do Museu de Arte
Rural Duarte Fortuna – Espaço Lima Fortuna
21h00 – Procissão nocturna na Qta. do Anjo em direcção à Igreja Paroquial
22h00 – Animação com o Rancho Folclórico “Os Rurais de Lagoa da Palha e Arredores” e o Rancho Folclórico Casa do Povo de Pinhal Novo – Tenda Principal
00h00 – Animação Musical com o DJMartek

1 de Novembro - Sábado 
09h00 – Campeonato Distrital de Benjamins: Quintajense/ Barreirense
10h15 – Arruada Matinal com o Grupo Bardoada
10h30 – Eucaristia da Solenidade de Todos os Santos
11h00 – Campeonato Distrital de Infantis: Quintajense/Quinta do Conde
12h00 - Inauguração do Polidesportivo do Quintajense
15h00 – Procissão de Todos os Santos
17h00 – Homenagem a Venâncio da Costa Lima com a recolocação do busto no Jardim da Casa do Povo
18h00 – Homenagem a António de Matos Fortuna – Largo do Poço Novo

21h30 – Animação pela “In Spiritus Tuna” do I de Ciência de Saúde Egas Moniz
22h30 – Actuação da Big Band – Tenda principal
00h30 – Animação Musical pelo Grupo “Vinyl” – Tenda principal

2 de Novembro - Domingo 
10h30 – Eucaristia XXXI Domingo do Tempo Comum/ Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos – Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Redenção de Quinta do Anjo
11h30 – Inauguração da sede do Agrupamento 504 da Quinta do Anjo
15h00 – Lançamento e degustação de bombos artesanais de Queijo de Azeitão
15h00 – Campeonato de Promoção de Futebol Feminino Quintajense – Pontinha
15h30 – Romagem ao Cemitério
16h00 – 8º Encontro Regional de Coros do Concelho de Palmela com a participação dos Loureiros, Ausentes do Alentejo, Humanitária, SFUA – Sala da SIM
17h30 – Conferência “A Quinta do Anjo e a sua Festa de Todos os Santos”, por  Colin Marques, membro do Grupo de Amigos do Concelho de Palmela – Museu de Artesanato Duarte Fortuna
21h00 – Animação Musical por Diana Cravo e o violão – Tenda Principal

22h30 – Orquestra da SIM

Agência de Notícias

Comentários