Barreiro dedica mês de Novembro à fotografia

Barreiro, capital da fotografia por um mês 

O Barreiro recebe, em Novembro, o “Mês da Fotografia”, um projeto, explica a autarquia, "que visa possibilitar a criação e fidelização de novos públicos, através do incentivo ao gosto por esta arte". O “Mês da Fotografia”, cuja sessão de abertura decorreu no dia 18 de Outubro, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, vai receber nomes de referência da fotografia em Portugal e promover um contato mais direto da população com estes artistas e com esta arte. Uma das iniciativas mais surpreendentes do mês da Fotógrafia, envolve uma fotografa da cidade, cerca de 20 modelos e além da "criação de retratos" para uma exposição a inaugurar no final de Novembro, a fotógrafa quer voltar a fotografar, daqui a 20 anos, as mesmas pessoas. As inscrições para modelo estão abertas a jovens modelos do Barreiro. 
Rita Carmo inaugurou a exposição "Sul e Sueste" a 18 de Outubro

A sessão de abertura decorreu em simultâneo com a inauguração da Exposição de Fotografia “Sul e Sueste”, de Rita Carmo. A artista salientou, na iniciativa, que, por várias vezes, fotografou músicos do Barreiro. Considera que o concelho “tem um património industrial muito bonito e muito fotogénico e foi isso que sempre me apaixonou no Barreiro”.
Este património foi, também, valorizado na intervenção do presidente da Câmara Municipal do Barreiro. Carlos Humberto considera que, com o desenvolvimento deste ciclo, “podemos mostrar que o Barreiro é bonito, é fotogénico, tem qualidade e vale a pena visitar e descobrir coisas que muitos não conhecem”. O autarca falou, entre outros assuntos, “das margens ribeirinhas extraordinárias e do património industrial riquíssimo”.
O Mês da Fotografia é organizado pela Câmara Municipal do Barreiro, em parceria com o Clube de Fotógrafos do Barreiro. Este evento contará com uma série de atividades diversificadas e descentralizadas, nomeadamente exposições, encontros, formações, passeios fotográficos, concurso, maratona e raid fotográfico, ciclos de cinema, etc.
Para além do Clube de Fotógrafos do Barreiro, o Mês da Fotografia conta também com o apoio de outras entidades, tais como: APAF – Associação Portuguesa de Fotografia, Ar.co – Centro de Arte e Comunicação Visual, Ateliê de Lisboa, Cineclube do Barreiro, Estação-Imagem, Sovena, Grupo Soflusa/Transtejo, Forum Barreiro, Fotonature, Imagérie – Casa de Imagens, Instanta, Fabrica Braço de Prata, MYSTUDIO,Epson, JFR Design Solutions, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, entre outras.

Precisam-se modelos para sessão inovadora 
Uma das iniciativas mais surpreendentes do mês da Fotógrafia, envolve uma fotografa da cidade, cerca de 20 modelos e além da "criação de retratos" para uma exposição a inaugurar no final de Novembro, a fotógrafa quer voltar a fotografar, daqui a 20 anos, as mesmas pessoas.
A Câmara do Barreiro e a Fotógrafa Sara Rocio convidam os jovens do concelho do Barreiro a participarem, enquanto modelos fotográfico, num projeto que a artista está a desenvolver no âmbito do Mês da Fotografia e que culminará numa exposição a inaugurar, a 29 de Novembro, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.
Este projeto propõe-se criar retratos de jovens residentes no Barreiro, com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos. Os interessados podem inscrever-se através do telefone 21 214 74 04 ou do e-mailcultura@cm-barreiro.pt. A fotógrafa aceita até 20 inscrições.
“Se tudo correr bem, daqui por 20 anos, este projeto será repetido, nunca da mesma maneira, nem na forma nem no resultado, mas com as mesmas pessoas", explica Sara Rocio. Este trabalho vai refletir, diz a fotógrafa, "sobre o retrato, o rosto, mas de uma forma plástica, como se o plano do realismo normalmente atribuído à fotografia fosse destruído pelo processo. O que interessa não é o que se vê mas o que nunca se vê”.
As sessões fotográficas decorrem, de 24 a 31 deste mês, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, das 14 às 16 horas.
Consulte aqui o programa completo do mês da fotografia no Barreiro. 

Agência de Notícias

Comentários