Barreiro assina protocolo com a Humana Portugal

Reciclagem têxtil e ajuda às IPSS do concelho do Barreiro 

O Município do Barreiro e a Associação Humana Portugal celebraram ontem, 30 de Outubro, um Protocolo de Parceria que visa "definir os termos da cooperação entre ambas as partes, tendo em vista a recolha de roupa e calçado usados, em contentores apropriados", disse o gabinete de imprensa da Câmara do Barreiro. A assinatura decorreu na sala de sessões dos Paços do Concelho, local onde estiveram o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Humberto, e a Diretora Geral da Humana, Elisabeth Molnar. 

Barreiro e Humana vão colaborar mais na recolha de roupa reciclável 

Este protocolo, explica a autarquia, "assenta no mútuo entendimento de que a cooperação entre as duas entidades resultará numa boa gestão da reutilização e da reciclagem têxtil". Ao mesmo tempo que "serão apoiados os projetos de cooperação para o desenvolvimento da Associação Humana também serão apoiadas as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social – do Concelho do Barreiro, bem como as iniciativas de carácter solidário de âmbito local", explica a autarquia em comunicado.
De acordo com os termos do protocolo agora assinado, à Humana Portugal compete, entre outras coisas, "manter e/ou instalar contentores especialmente adaptados e desenhados para realizar o serviço de recolha de roupa e calçado usados no Município, nos locais estabelecidos e autorizados pela Câmara Municipal, na proporção aproximada de 1 contentor por 1.700 habitantes".
Desta forma, à Câmara Municipal do Barreiro compete, designadamente, "definir, sempre que necessário, o ajustamento do número de contentores a colocar".
Este Protocolo de Parceria entra em vigor no momento da sua assinatura e tem a duração de um ano, considerando-se automaticamente renovado por igual período, caso não seja renunciado por qualquer das partes.
Elisabeth Molnar, Diretora Geral da Humana, agradeceu aos cidadãos do Barreiro "a confiança depositada na Associação" bem como "a cooperação que, desde 2005, mantêm com este concelho". Terminou desejando que este Protocolo se mantenha por muitos e largos anos.
Para Carlos Humberto,  na impossibilidade de ‘salvar o mundo’ “vamos ajudando o mais que nos é possível, aqueles que mais precisam e neste caso concreto do Protocolo que agora foi assinado, vamos ajudar as IPSS do concelho", explicou o presidente da Câmara do Barreiro que realçou, no final, que
"É este o nosso papel. Continuar a encontrar caminhos e soluções".
Recorde-se que a decisão de celebrar o presente Protocolo havia sido tomada, por unanimidade, pelo Executivo da Câmara Municipal, a 1 de Outubro, em reunião privada.
A Humana tem por finalidade a ajuda humanitária internacional em países e comunidades mais carenciadas mediante a implementação de projetos de ajuda e cooperação para o desenvolvimento no âmbito da Educação, Cultura e Assistência. Desenvolve os seus projetos de cooperação no âmbito do Movimento Humana People to People, com 34 organizações membros a nível mundial, entre as quais se inclui a Associação Humana Portugal.

Comentários